Câmara Municipal homenageia União Artística Operária

Vereador José Carlos Soares (1º à dir.), autor da indicação, vereadores e membros da entidade
Texto: Carlos Gaby/Assimp
Foto: Divulgação/Assimp

A União Artística, Operária e Agrícola de Imperatriz foi homenageada pela Câmara Municipal de Imperatriz na sessão desta quarta-feira (25). A entidade, criada em 19 de outubro de 1958, está completando 60 anos de fundação e recebeu Moção de Aplausos do legislativo imperatrizense, que aprovou na sessão do último dia 12 (quinta-feira) indicação de autoria do presidente da Casa, José Carlos Soares.

História

A entidade representativa dos trabalhadores mais antiga de Imperatriz, hoje conta com apenas 18 filiados. O atual presidente é Domingos Lopes de Sousa, 'seo' Dominguinhos., um guardião da memória da já histórica União Operária, como era chamada.  


Com sede no Bacuri, a entidade funcinou durante décadas no bairro da União. Congregava várias classes de trabalhadores: estivadores (chamados à época de arrumadores), pintores, pedreiros, carpinteiros, carroceiros. Tinha cooperativa agricola para compra de alimentos não perecíveis, fundo de pequenos empréstimos aos associados, gabinete dentário e fornecia passagens para viagens de tratamento de saúde. Seus bailes nas vesperais aos domingos eram concorridos, reunindo trabalhadores, gente simples do povo, moradores da União e de outros bairros da cidade.


A professora e ex-vereadora Conceição Formiga - também homenageada pela Câmara Municipal a pedido da atual diretoria - está concluindo pesquisa sobre a entidade e  pretende registrá-la em livro.
 

No dia 1º de maio, às 9h, será realizada uma Missa em Ação de Graças na sede da entidade ( Rua Projetada, Bacuri) e logo após um momento cultural. À tarde, confraternização no bairro da União. Os sete integrantes da primeira diretoria serão homenageados com entrega de certificados aos seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...