Anac registra novo Plano de Ruído do Aeroporto de Imperatriz


A Infraero informou à Câmara Municipal e à Prefeitura de Imperatriz que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou o novo Plano Específico de Zoneamento de Ruído (PEZR) do Aeroporto Renato Cortez Moreira. A revisão do PEZR, segundo a Infraero, considera as disposições do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil sobre Planos de Zoneamento de Ruídos de Aeródromos da Anac.

De acordo com a Infraero, o ruído aeroportuário gerado pelas aeronaves em pousos e decolagens sobre as cidades se constitui em dos principais impactos associados aos aeroportos, daí a necessidade e importância dos PEZR´s, “garantindo assim a adequada integração do aeroporto com a comunidade, evitando, assim, a aplicação futura de restrições operacionais que pode vir a reduzir a oferta de voos à população local”.

A Infraero lembra que o novo PEZR “deverá ser considerado e suas restrições incorporadas ao Plano Diretor [da cidade] e leis de uso e ocupação do solo desse município, de modo a garantir a ocupação do entorno do aeroporto com usos compatíveis com a operação aérea e com o desenvolvimento previsto” do aeroporto Renato Cortez Moreira.    

O novo PEZR do Aeroporto de Imperatriz delimita seis áreas, denominadas Áreas de Ruído do aeroporto (ARA), graduadas do maior nível de ruído (acima de 85 decibéis) para o menor nível (65 decibéis). (Ver tabela da foto ilustrativa da matéria).


Plano Diretor


O Plano Diretor do Aeroporto de Imperatriz, de acordo com a Infraero, validado pelo Anac ainda em 2013, prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem de 1.798 metros (por 45m) para 2.300 metros (por 45m).

O aeroporto de Imperatriz está na lista dos aeroportos que o governo federal pretende privatizar. Dados da Anac mostram que nos primeiros meses de 2019 foram registrados 749 pousos e decolagens (370 em fevereiro).

Um comentário:

  1. Engraçado que Congonhas o aeroporto e praticamente no quintal das casas nem por isso falam em reduzir quantidade de voos,querem e aumentar mais ainda, tem nem comparação a quantidade de voos de Congonhas com Imperatriz por exemplo

    ResponderExcluir

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...