A VERDADE DAS URNAS | Seções em que só um candidato a presidente foi votado somam 0,01% dos votos válidos no 2º turno

 

A alegada fraude propagada por extremistas de direita de que em várias seções Bolsonaro teve zero voto cai por terra quando se observa, conforme matéria abaixo do G1, a análise verdadeira dos números da eleição. Sim, em muitas seções em que só um presidenciável teve votos, isto no 2º turno, favoreceu tanto Lula quanto o atual presidente - maioria para o presidente eleito -, mas esses casos representam uma ínfima parte do resultado total do pleito. Confira abaixo:

2º TURNO| Seções em que só um candidato a presidente foi votado somam 0,01% dos votos válidos 

Em 147 seções eleitorais espalhadas pelo país, um presidenciável foi unanimidade, somando 16.579 votos. Lula foi o único escolhido em 143 delas, com 16.455 votos. E Jair Bolsonaro, em 4, que renderam 124 votos.

Por g1

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o único candidato votado em 143 seções. Nessas urnas, ele recebeu 16.455 votos, o equivalente a 0,03% dos 60,3 milhões que garantiram sua vitória.

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) foi unanimidade em quatro seções, que renderam 124 votos dos 58,2 milhões que recebeu.

Na cidade de Charrua (RS), o fenômeno ocorreu para os dois lados. Lula ganhou sozinho na seção 126, com 302 votos. Já na seção 15, Bolsonaro levou todos os 79 votos válidos.

O atual presidente também foi o único votado em uma seção de Ilha Viçosa, no município de Chaves (PA) e nas duas urnas de Caracas, Venezuela, que foram deslocadas para Bogotá, na Colômbia, pois o Brasil não tem representação no país.

Fake news

As seções com votos em apenas em Lula têm sido alvo de fake news desde que o resultado das eleições foi anunciado.

Uma das mensagens falsas que mais circula afirma que o fato de Lula ter recebido 100% dos votos em uma seção de Confresa (MT) comprova uma fraude eleitoral, já que a cidade e o estado deram ampla vitória a Jair Bolsonaro.

A seção citada nas mensagens, no entanto, fica na Escola Estadual Tapi'itawa, dentro da aldeia indígena Urubu Branco, que declarou apoio a Lula. O presidente eleito recebeu 383 dos 384 votos registrados na seção – um eleitor votou nulo.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) afirmou que todos os eleitores da seção são indígenas e que "é comum neste tipo de localidade, bem como em áreas quilombolas, que haja convergência nos votos".

A maioria das seções com voto unânime em Lula fica em aldeias indígenas, comunidades ou povoados. Em 22 delas, o local de votação tem "aldeia" no nome. Em 27, tem "comunidade" e em 51 tem "povoado".

Além dos casos em que realmente só houve votos para um candidato, outras mensagens falsas apenas mentem que Jair Bolsonaro não foi votado em um município que recebeu votos.

É o caso de um vídeo em que uma mulher com vestimentas indígenas afirma que Jair Bolsonaro não teve nenhum voto em Manicoré (AM) e diz que isso é prova de fraude. O atual presidente, no entanto, recebeu 8.056 votos na cidade.

O g1 publicou matérias com o resultado da votação em todos os 5.568 municípios no segundo turno das eleições 2022.

É possível conferir também como foi a apuração em cada uma das cidades em um mapa interativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...