Por Maira Magro/MM
Um tribunal peruano condenou o jornalista José Alejandro Godoy, diretor do blog Desde el Tercer Piso, a três anos de prisão (suspensa), uma multa de US$ 107 mil e 120 dias de trabalho social pelo delito de difamação agravada contra o ex-ministro e parlamentar Jorge Mufarech, informou o jornal El Comercio.
A decisão causou revolta entre os jornalistas no Peru, diz a agência DPA. Godoy foi condenado por publicar, em abril, uma matéria com links e menções a outros meios de comunicação que relatavam diversas acusações contra o ex-ministro, explica o Perú 21.
O Instituto de Imprensa e Sociedade (IPYS, na sigla em espanhol) afirmou que a sentença é “inconstitucional e sem fundamentação”, e que não há precedentes jurídicos nesse sentido. Para a Associação Nacional da Imprensa, a decisão afeta o direito à liberdade de imprensa e fomenta "a impunidade daqueles que estão obrigados a ter uma atuação pública transparente."
Em entrevista ao jornal La República, Godoy afirmou que "qualquer pessoa poderia ser vítima de uma situação ultrajante desse tipo" e afirmou que irá recorrer da decisão.
Do blog Jornalismo nas Américas
Nenhum comentário:
Postar um comentário