Nota Pública da Comissão Nacional da Verdade


Nota Pública da Comissão Nacional da Verdade

50 anos do golpe de estado de 1964

Há cinquenta anos um golpe de estado militar destituiu o governo constitucional do presidente João Goulart. Instaurou por longo tempo no país um regime autoritário que desrespeitava os direitos humanos; no qual os direitos sociais de muitos eram ignorados; em que os opositores e dissidentes foram rotineiramente perseguidos com a perda dos direitos políticos, a detenção arbitrária, a prisão e o exílio; onde a tortura, os assassinatos, os desaparecimentos forçados e a eliminação física foram sistematicamente utilizados contra aqueles que se insurgiam. Neste cinquentenário, a Comissão Nacional da Verdade quer homenagear essas vítimas e reafirmar sua determinação em ajudar a construir um Brasil cada vez mais democrático e mais justo.

A Comissão Nacional da Verdade nasceu com o objetivo de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período. Baseia-se na convicção de que a verdade histórica tem como objetivo não somente a afirmação da justiça, mas também preparar a reconciliação nacional, como vem assentado no seu mandato legal. Esteia-se na certeza de que o esclarecimento circunstanciado dos casos de tortura, morte, desaparecimento forçado, ocultação de cadáver e sua autoria, a identificação de locais, instituições e circunstâncias relacionados à prática de violações graves de direitos humanos, constituem dever elementar da solidariedade social e imperativo da decência, reclamados pela dignidade de nosso país. Não deveria haver brasileiro algum ou instituição nacional alguma que deles se furtassem sob qualquer pretexto.

No ano passado comemoramos os vinte cinco anos da promulgação da Constituição Brasileira de 1988. Oitenta e dois milhões de brasileiros nasceram sob o regime democrático. Mais de oitenta por cento da população brasileira nasceu depois do golpe militar. O Brasil que se confronta com o trágico legado de 64, passados cinquenta anos, é literalmente outro. O país se renovou, progrediu e busca redefinir o seu lugar no concerto das nações democráticas. Não há por que hesitar em incorporar a esta marcha para adiante a revisão de seu passado e a reparação das injustiças cometidas. Pensamos ser este o desejo da maioria. É certamente o sentido do trabalho da Comissão Nacional da Verdade.

Brasília, 30 de março de 2014

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

Um comentário:

  1. Gaby,é necessario lembrar alguns fatos sobre o golpe de 64.
    Que o Jango que foi eleito para governar conforme a constituição de 46,e esta em rota para implantar um ditadura de esquerda,inclusive tendo sido advertido pelo cunhado Brizola,que o governo do Jango deveria dar o golpe,pois se não desse,a direita daria.A direita deu o golpe primeiro,e tomou o poder.
    Tambem é preciso lembrar,que os primeiros 3 anos dos governos do militares estava indo de forma razoavel,porem sem ditadura,pois só em 68 que os militares fizeram oAI 5,fechando o regime.
    Tambem é preciso lembrar,que Jango representava um passado que fffoi tirado do Brasil em 45,com a deposição do ditador Vargas,que mandou e desmandou durante 15 anos,desde 30.Foi atraves de um golpe para depor o presidente W Luiz,eleito pelo povo brasileiro e que faltava menos de 3 meses,para transferir o governo para o legitimo sucessor,o vencedor das eleições de 1930.o Julio prestes.
    Não podemos esquecer,que o ditador ´ra e é admirado por toda a esquerda brasileirade antes e apos o golpe de 64.
    Como disse o Bolsonaro,OS MILITARES IMPEDIRAM COM OGOLPE DE 64,QUE O BRASIL,FOSSE HOJE A CUBA AQUI NA AMERICA DO SUL.Teriam matado no paredão mais de 10 milhoes de brasileiro,no paredon,fora outros 10 milhoes que seriam mortos de fome.
    Aqueles bandidos da esquerda,nãzo queriam implantar democracia,e sim uma ditadura 1000 veezes mais violenta,sanguinaria, e que os icones destes socialistas com fizeram Lenin,Stalin,Kruchov,Fidel,Mao,Pol Pot,e outros do baixo clero,porem não menos assassinos e virulentos.
    So para lembrar,em 1932 os comunistas mataram 6.000.000 de ucranianos de FOME.
    Esta ideologia que aqueles comunistas queriam impor ao B rasil,matou 125.000.000 de pessoas pelo mundo,em 80 anos.Sem o golpe de 64,estes numeros seriam somados com 20.000.000 de brasileiros de fome e tiro.
    Sugiro que todos os comunistas escolham viver em paises ccom Cuba,Korea do Norte,Venezuela e outros .BRASILEIROS,UNI-VOS
    Cidadão brasileiro.

    ResponderExcluir

IMPERATRIZ: Ex-presidente da Câmara Municipal busca o sétimo mandato

José Carlos disputa uma vaga no legislativo municipal pelo PSDB Seis mandatos, quase quatro décadas de vida pública, três vezes eleito segui...