Dados
divulgados pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e da
Secretaria de Portos da Presidência da República mostram que o Porto do
Itaqui, no Maranhão, é o porto público que mais movimentou cargas em
2015 no Norte/Nordeste e o quinto em relação aos demais portos do
Brasil, movimentando 21,8 milhões de toneladas, ficando à frente dos
portos de Suape (PE) e Vila do Conde (PA).
Juntos,
todos os portos brasileiros movimentaram 1 bilhão de toneladas de carga
no ano passado. Os portos públicos responderam por 34,9% desse total,
com 351 milhões de toneladas operadas no período. O dado integra o
Estatístico Aquaviário, divulgado pela Agência Nacional de Transporte
Aquaviário (Antaq) e o ranking de Movimentação Portuária da Secretaria
de Portos da Presidência da República (SEP).
Nos
dois rankings há uma pequena variação: no da Antaq a variação do
crescimento do Itaqui em relação a 2014 é de 21,01%. No levantamento da
SEP o mesmo índice é de 21,02%. O diretor presidente da Antaq, Mario
Povia, explicou que a ligeira diferença se deve à variação registrada
semanalmente pelas bases de dados usadas pelos dois órgãos.
Se
for contada somente a movimentação de granéis sólidos, o Itaqui
continua na primeira posição entre os portos públicos do Norte e
Nordeste, subindo para o quarto lugar no ranking nacional. A variação em
relação ao ano anterior sobe para 41,69%, com 12,5 milhões de toneladas
movimentadas (Antaq). Já em granéis líquidos e gasosos, o Itaqui é o
segundo porto público do Norte e Nordeste e terceiro porto público
brasileiro.
“Foi
um ano de grandes conquistas e esses números demonstram o potencial que
o Porto do Itaqui tem para continuar crescendo de forma responsável e
sustentável. Para 2016 temos o desafio de seguir atraindo mais
investimentos e com isso novas possibilidades de renda e desenvolvimento
para o estado”, afirma o presidente da Empresa Maranhense de
Administração Portuária (Emap), Ted Lago.
Segundo
Mário Povia, o recorde de movimentações portuárias de 2015 deverá ser
batido neste ano. Ele destacou o crescimento do Porto do Itaqui como
grande promessa para o fortalecimento das exportações pelo Arco Norte.
“O Porto do Itaqui, por exemplo, cresceu 87% por causa da entrada em
operação de grandes armazéns e da infraestrutura logística, com a
chegada da ferrovia – interligações concluídas na ferrovia Norte-Sul”,
afirmou em entrevista à Agência Brasil.
Ainda
de acordo com os números divulgados pela Antaq, a exportação agrícola
pelo Arco Norte passou de 16% para 21%, e pode crescer ainda mais, já
que 58% da produção brasileira nesse setor está na região do Matopiba –
nova fronteira agrícola do país, formada pelos estados do Maranhão,
Tocantins, Piauí, Bahia e atingindo também parte da região Centro-Oeste.
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