CCJM presente no Salão do Livro de Imperatriz

 


A Casa de Cultura Josué Montuello participa mais uma vez do Salão do Livro de Imperatriz (18ª edição este ano) com exposição e obras do autor maranhense, palestra e lançamento de livro. A entidade foi criada a partir de doação feita pelo próprio escritor, em escritura pública, em 1983, incluindo obras bibliográficas, documentais e museológica.  

O Salimp acontece no Centro de Convenções de Imperatriz. Começou no dia 8 e termina neste domingo. Além de estimular a cultura na região, o evento oferece palestras, oficinas, eventos musicais, exposições, debates, gincanas culturais e espaço gastronômico. 

A CCJM

A CCJM destina-se a promover e apoiar estudos, pesquisas e trabalhos, nas áreas da literatura, ciências sociais, história, geografia, enfim, das manifestações artísticas e culturais do Estado, além de guardar e preservar a documentação referente à vida e obra de Josué Montello.

Sua biblioteca contém obras do acervo particular de Josué Montello, doado ao governo do Estado do Maranhão. Cresceu ao longo dos anos através de doações de instituições e escritores, hoje estimado em aproximadamente 50.000 exemplares nas diversas áreas do conhecimento, que estão organizados nas seções Maranhense, Montelliana, Acervo geral, Literatura Francesa, periódicos e obras raras.

O arquivo pessoal do escritor está constituído de documentos pessoais, correspondências, originais dos romances, recortes de jornais, fotografias, certificados que vieram da residência do escritor no Rio de Janeiro, inicialmente organizado pela Sra. Ivonne Montello, viúva do escritor. O volume desse acervo é de aproximadamente 47.000 peças (documentos impressos e materiais diversos) distribuídos em: 35.000 (trinta e cinco mil) correspondências pessoais, ofícios, declarações, convites; 1.500 (mil e quinhentas) fotografias; 28 originais dos romances (manuscritos e datilografados) distribuídos em 60 pastas; 10.171 recortes de jornais arquivados em pastas; 219 documentos diversos.

O museu da CCJM foi inaugurado em dezembro de 2016, conta com exposições temporárias e permanentes, além do acervo museológico do escritor. Cerca de 3000 peças, constituído de objetos pessoais, peças de vestuário, numismática, livros, troféus, estátuas, iconografia, adornos em vidro, madeira e bronze, material audiovisual, utensílios de decoração e mobília do antigo apartamento que servia de acomodação ao escritor e esposa quando vinham à São Luís.

A CCJM está localizada na Rua das Hortas, n° 327, centro de São Luís. É dirigida pela bibliotecária Joseane Sousa. 

Josué Montello

Escritor, jornalista, professor, teatrólogo, cronista, memorialista e orador, imortal e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Josué de Sousa Montello nasceu em São Luís em 21 de agosto de 1917 e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de março de 2006. 

Entre suas obras mais conhecidas estão os consagrados 'Os Tambores de São Luís' (1965) e 'Noite sobre Alcântara' (1978); a trilogia composta pelas novelas 'Duas vezes perdida' (1966) e 'Glorinha' (1977), e o romance 'Perto da meia-noite' (1985).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...