Lula afirma que Bolsonaro quer usurpar 7 de Setembro


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a tentativa de Bolsonaro de se apropriar de uma data tão importante para todos os brasileiros, como é o Dia da Independência. A afirmação foi feita durante a reunião da coordenação de campanha com os dirigentes dos dez partidos que integram a Coligação Brasil da Esperança. “O 7 de setembro é a comemoração de uma festa de interesse de 215 milhões de brasileiros porque, afinal de contas, é a Independência do nosso país”, disse Lula.

“De um lado, nós temos um candidato que está no cargo, tentando utilizar a máquina pública, inclusive, agora, usurpando o 7 de setembro do povo brasileiro para ser uma coisa pessoal dele, tratando o 7 de setembro como se fosse uma coisa dele”, criticou o ex-presidente. “Ele poderia ter tido a grandeza de fazer uma grande festa para o povo brasileiro participar da Independência. Não, mas ele resolveu fazer para ele, é dele. Ele, que já disse, as minhas Forças Armadas, ele agora está dizendo “a minha Independência”. É triste, mas é assim.”

Uso da máquina pública

Na reunião, Lula fez uma homenagem ao povo brasileiro que não se submeteu às mentiras e ao uso da máquina por parte do governo Bolsonaro na tentativa de ganhar as eleições. “O povo brasileiro é mais sabido do que ele (Bolsonaro) imagina que o povo seja. O povo brasileiro não se submeteu a ser marionete, a ser como se fosse um rebanho a ser tangido pelas mentiras de um presidente da República. O povo continua muito fiel, querendo mudanças nesse país e querendo fortalecer a democracia”, afirmou Lula.

“Se vocês imaginarem o que está acontecendo no submundo da campanha… Eu disse outro dia que, desde a Proclamação da República, se juntar todos os presidentes da República, ninguém, nem todos juntos conseguiram utilizar a máquina em benefício da sua campanha como está sendo usado nesse governo.”

Democracia e soberania

No programa eleitoral na TV, veiculado na tarde desta terça-feira, o ex-presidente celebrou o Dia da Independência e a importância de o Brasil voltar a ter democracia e soberania. “O Brasil está completando 200 anos de independência. É para ser comemorado com alegria e união por todos os brasileiros. Infelizmente, não é o que acontece hoje. Esse governo abandonou o povo e vem destruindo o país. Eles usam nossa bandeira para mentir, pregar o ódio e incentivar a venda de armas. Eles ameaçam a nossa democracia”, afirmou.

O ex-presidente completou ainda que soberania é defesa do território e das riquezas, mas é também o respeito à democracia e um povo feliz com comida na mesa e oportunidades.  “Eu tenho fé que o Brasil vai reconquistar a sua independência e voltar a ser respeitado no mundo”, afirmou.

No programa, o ex-governador Geraldo Alckmin, candidato a vice na chapa do Lula, reforçou o discurso do ex-presidente e disse que o Brasil vive um momento grave, com a democracia e a soberania sob ameaça. “Se é isso que está em jogo, precisamos nos unir acima das diferenças. Do nosso lado, tem espaço para todos os democratas, os verdadeiros patriotas desse país. Que o próximo 7 de setembro seja num Brasil da esperança”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...