TRE derruba pesquisa que favorece Lahésio Bonfim


O juiz Ronaldo Desterro, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), deferiu liminar em favor da campanha do senador Weverton Rocha e determinou a suspensão da divulgação de pesquisa do Instituto Skala em que o pedetista aparece em terceiro lugar, atrás de Lahésio Bonfim (PSC). A informação exclusiva foi divulgada pelo jornalista Gilberto Léda em seu blogue (https://gilbertoleda.com.br/page/2/).

Segundo o jornalista, a decisão baseou-se em dois pontos: “Discrepância nas informações de estratificação do eleitorado”, citando a decisão do magistrado, e na divisão do estado por regiões.

“Não se cuida de o instituto haver optado por adotar base de dados distinta daquela informada pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas de tê-la como tal sem contudo observá-la. Aliás, a diferença dos dados relativos ao grau de instrução é significativa. Quanto ao quinto ponto, o instituto dividiu o estado em regiões (I a V), o que estaria em desacordo com o padrão do IBGE, que classifica as regiões em norte, sul, leste, oeste e centro. Não esclarece a representante, contudo, a base normativa que ampara seu argumento e muito menos em quê essa filigrana linguística influenciaria na disputa eleitoral”, pontuou o magistrado.

A multa por descumprimento da decisão é de R$ 50 mil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...