Polícia investiga morte de índio guajajara

Terra Indígena Arariboia nos municípios de Amarante e Arame (Arte: g1/Maranhão)

A Polícia do Maranhão investiga a morte de mais um índio guajajara da Terra Indígena Arariboia. Antonio Cafeteiro Sousa Silva Guajajara foi assassinado com seis tiros no último domingo (11) no município de Arame. É a terceira morte de índios guajajara nas últimas duas semanas - os outros dois casos ocorreram no último dia 3 e as investigações correm em segredo de justiça. 

Ninguém foi preso pelas mortes e a Funai ainda não se manifestou sobre o último caso.

Segundo o Instituto Socioambiental, os guajajara são um dos maiores grupos indígenas do país e vivem em diferentes regiões do estado do Maranhão. Na TI Arariboia (localizada nos municípios de Amarante e Arame), indígenas da etnia participam do grupo conhecido como Guardiões da Floresta, criado pelos próprios indígenas para proteger seu território. Os guardiões atuam para identificar e vigiar as trilhas abertas por madeireiros ilegais e flagrar a ação dos criminosos.

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), nos últimos 10 anos já foram registrados ao menos 35 casos de assassinatos de indígenas no Maranhão, muitos deles na região da Terra Indígena Arariboia, onde moram os guajajara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...