No MA, para cada dois veículos só um condutor é habilitado

“O Maranhão possui aproximadamente 1 milhão e 300 mil veículos, para um pouco mais de 700 mil habilitados. Significa dizer que a cada 2 veículos, existe só 1 condutor com CNH, ou seja, muitos motoristas dirigem sem o documento e, o pior, sem conhecimento algum das leis de trânsito”, informa o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MA), Antônio Nunes.

A partir deste fim de semana, o Detran realiza mutirão de exames práticos com oferta de vagas extras para os candidatos à 1ª habilitação nas categorias A, B e D de São Luís e Paço do Lumiar. Com essa medida, 700 vagas extras foram colocadas à disposição dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

A coordenadora do setor de habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, explica que é de competência dos CFCs a marcação dos exames. “Os CFCs cadastrados terão até dois dias antes da data de cada dia de mutirão para inscrever o candidato na vaga extra”, ressalta Nazaré. Os exames serão realizados nos pátios do Detran-MA em Paço do Lumiar, no posto localizado no bairro do Maiobão, e em São Luís, nos pátios da Vila Palmeira, Aterro do Bacanga e Cohatrac.

Apesar do candidato ter um ano para concluir o processo da 1ª CNH, muitos deles chegam à fase final, ou seja, ao exame de direção veicular, próximo ao fim do prazo, alguns por terem sido reprovados no exame prático mais de uma vez, uma situação bastante comum. O percentual médio de reprovação no Maranhão é de cerca de 60%.

Além de ajudar os candidatos reprovados e que estão prestes a perder o prazo para tirar a CNH, o mutirão também regulariza a situação de muitos condutores. O diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes, considera o mutirão mais uma medida do governo Flávio Dino para diminuir a quantidade de condutores sem habilitação no estado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Câmara aprova 6.29% de reajuste para a Educação

A Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira (25) projeto de reajuste salarial de 6.29% para os servidores da Educação e a isonomia ...