Márcio Jerry: ‘Vamos seguir lutando ao lado dos profissionais da enfermagem’



Após enfermeiros e técnicos de enfermagem iniciarem uma paralisação da categoria na última quarta-feira (21), em protesto pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o piso da categoria no início de setembro, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) reforçou o apoio aos profissionais da Saúde. Presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento do SUS, ele usou as redes sociais para prestar solidariedade à decisão dos trabalhadores.

“(Hoje) foi dia de luta dos profissionais da enfermagem em defesa do piso nacional que aprovamos no Congresso Nacional. Vamos seguir lutando ao lado deles até a vitória final”, escreveu.

A mobilização nacional foi coordenada pelo Fórum Nacional da Enfermagem, composto pelas entidades representativas da profissão (Aben, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, Anaten e Eneenf) e decidida no último dia 12. Os sindicatos organizaram escalas mínimas de 30% do quadro de profissionais trabalhando, o que mantém 100% dos atendimentos de urgência e emergência em funcionamento, para que a população não fique desassistida pela Enfermagem.

Jerry foi um dos principais apoiadores da aprovação do Projeto de Lei 2.564/20, proposta que instituiu, após dois anos de espera, o piso salarial de técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, durante a mobilização e luta destes profissionais da saúde, em maio deste ano. A norma fixou o salário mínimo de R$ 4.750 para os enfermeiros. Técnicos em enfermagem deveriam receber 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiros, 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...