Governo vai fortalecer cadeia produtiva do leite, garante Luis Fernando

Secretário destaca potencial leiteiro da região tocantina

O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, enalteceu as potencialidades da Região Tocantina na pecuária leiteira e destacou o satisfatório crescimento na produção de leite que o Maranhão vem apresentando, estando em quarto lugar no ranking dos estados do Nordeste. A afirmação foi feita durante a abertura do X Encontro Nordestino do Setor de Leite de Derivados (Enel), na noite da última quarta-feira (24), no auditório do Palácio do Comércio e Indústria, em Imperatriz. No evento, ele representou o Governo do Estado.

“Atualmente, temos 3,4 milhões de litros de leite produzidos por ano no estado e 2,6 milhões de quilos de derivados do leite, o que coloca o Maranhão em posição significativa perante a produção nacional, e por isso o governo estadual tem a missão de oferecer as condições necessárias para que haja o aumento de produtividade e ocorra maior distribuição de renda”, disse.

O Enel, que encerra nesta sexta-feira (26), tem apoio do Governo do Maranhão e é realizado pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae/MA. Presentes os secretários estaduais Hildo Rocha (Assuntos Políticos), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), José Antonio Heluy (Trabalho), Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca e também presidente do Conselho de Administração do Sebrae/MA).

Para uma plateia formada por produtores, consumidores, industriais, empresários, autoridades do setor privado e de órgãos públicos, técnicos governamentais e instituições financeiras, o secretário Luis Fernando Silva apresentou números que reforçam o potencial maranhense na produção de leite e derivados e reforçou a determinação da governadora Roseana Sarney em continuar fomentando a cadeia produtiva leiteira, que envolve em sua maioria os pequenos e médios produtores.

Para isso, Luis Fernando Silva detalhou a execução do Programa Viva Oportunidades, criado com a finalidade de reduzir a extrema pobreza no estado, com ações voltadas para inclusão social e produtiva com foco em capacitação, acesso ao crédito e trabalho e renda para as famílias. Os pequenos e médios produtores leiteiros serão beneficiados com a iniciativa, pois terão acesso as linhas de microcrédito para aplicação em investimentos na melhoria de sua produtividade.

“Com essas medidas, vamos possibilitar a construção de arranjos produtivos locais para a produção leiteira e seus derivados e buscar agregar ainda mais valor à cadeia produtiva, gerando oportunidades de trabalho e renda e ampliando a produção regional e o aumento no PIB no setor primário do Maranhão”, destacou o secretário.

Luis Fernando Silva aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho realizado pelos órgãos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) nas ações de fomento à produção leiteira e ressaltar o compromisso da governadora Roseana com o setor, tanto que Imperatriz sedia pela primeira esse importante evento.

X Enel

Pela primeira vez o Encontro Nordestino do Setor de Leite de Derivados (Enel) está sendo realizado em uma cidade do interior brasileiro (as edições anteriores só haviam ocorrido nas capitais).  A coordenação do evento, espera reunir cerca de 5 mil pessoas, entre participantes e visitantes.

O secretário de Estado da Agricultura e presidente do Conselho Administrativo do Sebrae/MA, Cláudio Azevedo, destacou a importância da realização do Enel no estado e reconheceu o marco para o setor leiteiro. “Teremos o antes e o depois deste evento. Estamos tendo a oportunidade de debater temas importantes para o setor e um espaço de troca de experiências, onde os produtores estão aprendendo a utilizar técnicas mais modernas da pecuária de leite no Brasil para incremento na produção”, assinalou.

Cláudio Azevedo foi homenageado com o troféu Gledson Araújo Cangussu. O prêmio foi uma homenagem do proprietário da Fazenda Princesa, Luís Augusto Lula, e do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), ao secretário, pelos serviços prestados ao setor leiteiro da Região Tocantina.

O X Enel está sendo realizado simultaneamente em três locais: no Palácio do Comércio, no Centro de Convenções e no Parque de Exposições. A programação aborda as cadeias da Bovinocultura, Caprinocultura e Bubalinocultura de Leite, por meio de palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, mesas redondas, painéis, exposição de animais e demonstração de raças leiteiras.

No pavilhão estão instalados 48 estandes com exposição de máquinas e equipamentos, serviços, insumos e embalagens. Ações paralelas como Encontro de Negócios, Vitrine de Produtos Lácteos, Concurso de Lácteos, Cine Produtor e atendimento a empreendedores.

Texto: Marcelo Júnior/Secom-MA

Foto: Dilmara Tavares

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...