A Infraero
informou à Câmara Municipal e à Prefeitura de Imperatriz que a Agência Nacional
de Aviação Civil (Anac) registrou o novo Plano Específico de Zoneamento de
Ruído (PEZR) do Aeroporto Renato Cortez Moreira. A revisão do PEZR, segundo a
Infraero, considera as disposições do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil
sobre Planos de Zoneamento de Ruídos de Aeródromos da Anac.
De acordo
com a Infraero, o ruído aeroportuário gerado pelas aeronaves em pousos e
decolagens sobre as cidades se constitui em dos principais impactos associados
aos aeroportos, daí a necessidade e importância dos PEZR´s, “garantindo assim a
adequada integração do aeroporto com a comunidade, evitando, assim, a aplicação
futura de restrições operacionais que pode vir a reduzir a oferta de voos à
população local”.
A Infraero
lembra que o novo PEZR “deverá ser considerado e suas restrições incorporadas
ao Plano Diretor [da cidade] e leis de uso e ocupação do solo desse município,
de modo a garantir a ocupação do entorno do aeroporto com usos compatíveis com
a operação aérea e com o desenvolvimento previsto” do aeroporto Renato Cortez
Moreira.
O novo PEZR
do Aeroporto de Imperatriz delimita seis áreas, denominadas Áreas de Ruído do
aeroporto (ARA), graduadas do maior nível de ruído (acima de 85 decibéis) para
o menor nível (65 decibéis). (Ver tabela da foto ilustrativa da matéria).
Plano
Diretor
O Plano
Diretor do Aeroporto de Imperatriz, de acordo com a Infraero, validado pelo
Anac ainda em 2013, prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem de 1.798
metros (por 45m) para 2.300 metros (por 45m).
O aeroporto
de Imperatriz está na lista dos aeroportos que o governo federal pretende
privatizar. Dados da Anac mostram que nos primeiros meses de 2019 foram
registrados 749 pousos e decolagens (370 em fevereiro).
Engraçado que Congonhas o aeroporto e praticamente no quintal das casas nem por isso falam em reduzir quantidade de voos,querem e aumentar mais ainda, tem nem comparação a quantidade de voos de Congonhas com Imperatriz por exemplo
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