Detran-MA alerta usuários para golpe via redes sociais

Fonte: Detran/MA
21/03/2017


O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) alerta os usuários para mais um golpe que está sendo praticado, via aplicativo WhatsApp ou ligações telefônicas. Como ocorreu nos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Mato Grosso, Tocantins e Espírito Santo, entre outros, os golpes são realizados por pessoas que se passam por servidores dos Detrans e prometem de facilidades a serviços irregulares.

A direção geral do Detran-MA chama a atenção dos usuários para o golpe, que acontece por meio de mensagens, via celular, ofertando retirada de multas, liberações de veículos e/ou expedição de documentos sem os procedimentos legais pertinentes.

Para oferecer os serviços, os golpistas lançam uma mensagem falando que determinada situação já foi resolvida e, em seguida, pedem desculpas pelo envio da mensagem, alegando que se destinava para outra pessoa. Essa é a isca para motivar o interesse de alguém que, se for receptivo, aceita uma negociação, mediante um prévio depósito bancário. O suposto ‘serviço’ jamais é realizado e, como a negociação é sempre decorrente de acerto ilícito, dificilmente o valor pago pode ser reavido pelo depositante.

No Maranhão, o Detran-MA registrou três ocorrências desse golpe, sendo duas aplicadas em 2017 e terceira em 2018. De acordo com a diretora geral, Larissa Abdalla, depois que o órgão soube das primeiras veiculações, providenciou registro de ocorrências policiais e abertura de inquérito na Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

O Detran-MA orienta as pessoas que receberem essa mensagem para denunciar à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) pelo telefone 190 ou pelo Disque-Denúncia (98) 2323-5800, em São Luís, e (99) 0300-3135800 nos demais municípios.

Larissa Abdalla ressalta que os usuários devem ficar atentos para o fato do Detran-MA não oferecer nenhum tipo de serviço em rede social ou grupos de mensagens, como negociar liberação de carros ou ofertar realização de serviços fora dos procedimentos legais. “Conforme divulgamos antes, solicitamos que aos usuários que fiquem atentos para qualquer mensagem em nome do Detran-MA e não forneçam dados pessoais ou de conta para pagamento, pois ninguém está autorizado a oferecer serviços fora do órgão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...