Aeroporto de Carolina volta a funcionar após 39 anos


Após 39 anos sem operações, o aeroporto da cidade de Carolina, portão de entrada da Chapada das Mesas, volta a receber voos regulares. A cerimônia de reinauguração do campo de aviação e o voo inaugural aconteceram na segunda-feira (15). O pouso da companhia Sete Linhas Aéreas, vindo de Brasília (DF), marcou o novo momento do turismo na Região Sul do Maranhão.

A Sete Linhas Aéreas realizará operações nas segundas, quartas e sextas, com escalas em Palmas e Araguaína. Os voos sairão de Brasília às 11h02 e chegarão à cidade maranhense às 14h45. Na volta, sairão de Carolina às 15h e chegarão às 18h47. “O novo voo, que liga o Distrito Federal e Tocantins à cidade de Carolina, permitirá que os turistas desembarquem no Parque Nacional da Chapada das Mesas. Criado em 2005, é um dos mais novos parques nacionais do país. Carolina, às margens do Rio Tocantins, é o ponto de partida para quase todos os passeios”, explicou a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade.

O secretário adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Estado de Turismo, Marcus Vinícius Campos, que participou da cerimônia, ressaltou que a ampliação da malha aérea é resultado da redução da alíquota do ICMS do querosene por parte do Governo do Maranhão. “Esta medida nos torna mais competitivos diante do cenário nacional. Além disso, a acessibilidade é uma das prioridades, pois entendemos que o turismo só acontece quando existe o acesso”, destacou.

Após estudos técnicos e rodadas de diálogo, o Governo do Estado passou a atuar com carga tributária de 17% para empresas que operarem em um aeroporto maranhense, de 12% para operações em dois aeroportos e 7% para três ou mais aeroportos ou promoção de voos internacionais a partir do Maranhão. A alíquota praticada anteriormente era de 25% para todas as empresas.

Chapada das Mesas

Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. São inúmeras as surpresas e aventuras que uma viagem ao Parque da Chapada das Mesas pode revelar. “Este santuário ecológico de 160 mil hectares traz incontáveis espetáculos naturais, exemplares únicos do Cerrado brasileiro. Mas, sem dúvida, as cachoeiras e suas piscinas naturais de água cristalinas com temperaturas amenas, em meio aos imensos paredões rochosos, são grandes responsáveis pelo encanto que envolve o Parque. Destacam-se as cachoeiras de São Romão e a da Prata”, explicou a secretária Delma Andrade.

Outra atração é o trekking (atividade do turismo de aventura que consiste em caminhadas por ambientes naturais) até o Morro das Figuras, com inscrições rupestres e as trilhas ecológicas como a que leva até o Morro do Chapéu. O entorno do Parque oferece diversos atrativos imperdíveis. São trilhas que levam a incríveis cachoeiras e mirantes, praias e passeios fluviais e muita aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A criação da Comenda Frei Manoel Procópio

Maior honraria concedia pelo Município de Imperatriz, a Comenda Frei Manoel Procópio leva o nome do missionário, considerado o fundador...