UemaSul realiza seminário internacional sobre formação médica

Fonte: UemaSul
27/11/18

Será realizado nesta quinta (29) e sexta-feira (30), o Seminário Internacional de Formação Médica, promovido pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS) e com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo do evento é debater a formação dos futuros estudantes do curso, fortalecendo o processo da formação profissional em saúde no estado.

O curso de Medicina representa um grande avanço nas políticas públicas de saúde e educação da Região Tocantina, junto à criação do Centro de Ciências da Saúde da UemaSul. A Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil e o Governo do Maranhão são parceiros da UemaSul no processo de criação do novo curso de Medicina da instituição.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é um organismo internacional de saúde pública, com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A Organização exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio de parcerias e convênios, em um trabalho de cooperação internacional promovido com governos, instituições de educação e organizações não-governamentais.

O seminário integrará os membros de distintas áreas do governo, da academia, das gestões municipais de saúde e demais envolvidos, reunindo experiências nacionais e internacionais com o objetivo de discutir e aprofundar o conhecimento sobre a formação médica.

A reitora da UemaSul, Elizabeth Nunes Fernandes, informou que o seminário faz parte das ações propostas pela Comissão de Implantação do curso de Medicina. “O seminário tem por objetivo discutir a formação médica a partir das experiências internacionais e estaduais, que nortearão a criação do projeto pedagógico do curso. É uma grande oportunidade para troca de experiências e discussão da formação médica no Brasil e no mundo”.

O seminário será divido em duas partes: uma sessão aberta para todas as instituições de Ensino Superior sediadas no Maranhão com o propósito de debater o panorama global da formação médica em saúde, seus desafios e oportunidades, além de analisar as experiências internacionais para a formação médica na perspectiva de universalizar a saúde.

A segunda parte será uma discussão interna focada na consolidação do projeto político pedagógico, voltado para o perfil do estudante da região de Imperatriz, levando em consideração a estrutura existente da rede de atenção à saúde e de acordo com as necessidades de saúde da população, com o propósito de contribuir com a proposta de formação do Curso de Medicina da UemaSul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...