Diocese de Imperatriz participa de encontro de povos e comunidades do Araguaia-Tocantins

Abertura do evento na manhã desta sexta (30) na Diocese de Miracema (TO)
A Diocese de Imperatriz enviou quatro representantes ao encontro que começou na manhã desta sexta-feira (30) e vai até domingo (2 de dezembro) em Miracema (TO). O “Encontro de povos e comunidades da bacia do Tocantins-Araguaia” é organizado pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) como preparação do Sínodo Especial para a Amazônia. A REPAM é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Participam representantes das dioceses de Marabá, Cametá, Conceição do Araguaia e São Félix do Xingu (PA), Imperatriz e Carolina (MA), Tocantinópolis, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Cristalândia (TO), São Félix de Araguaia, Barra do Garça e Rondonópolis – Guiratinga (MT).

A organização do encontro prevê a participação de cerca de 120 pessoas, sendo cerca de 85 representantes de dioceses e territórios (leigasos comprometidos em projetos sociais, representantes das pastorais sociais, religiosos, padres e o bispo), 25 representantes dos povos indígenas de Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, mobilizados pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), assessores da REPAM e representantes das entidades que apoiam o evento. 


A equipe de preparação elencou os objetivos que devem nortear as atividades: “identificar e vincular entre si os atores eclesiais e sociais que atuam na bacia, defendendo o território e o rio; refletir sobre o papel da Igreja a serviço das comunidades da bacia, de seus modos de vida e sua resistência; fortalecer os atores locais e avaliar novas formas de incidência política”.
 

No final do evento, os participantes lançam uma carta que servirá de documento para a agenda final do Sínodo Especial para a Amazônia, convocado para outubro de 2019 pelo papa Francisco.  
 

A REPAM-Brasil promove o encontro em diálogo com as dioceses e com o regional Norte 3 da CNBB e com o apoio da agência de cooperação suíça Fastenopfer.

(*) Com informações da REPAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...