MA:Universitários atuarão em projetos nos municípios com menor IDH


Número de projetos do ‘Mais Extensão’ por município de atuação CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Nesta quarta-feira (13), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) farão o lançamento do edital de fomento das ações extensionistas do Programa Institucional Mais Extensão Universitária, que será desenvolvido no âmbito do “Plano Mais IDH” do Governo do Estado. O Programa é realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE da UEMA.

A solenidade acontecerá no Palácio dos Leões, às 9h. As primeiras ações do Programa da Uema ocorrerão no período de 18 de julho a 01 de agosto de 2016 em 20 municípios do Estado.

O Edital (Nº 007/2015/PROEXAE/UEMA) propicia a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do Maranhão, abrangendo três dimensões básicas do desenvolvimento humano: produção/renda, educação e saúde. A vigência do Edital será de julho de 2016 a julho de 2018.

De acordo com a Coordenadora de Extensão da UEMA, Dra. Ariadne Enes Rocha, o Programa ‘Mais Extensão’ foi criado como uma ação afirmativa ao Programa ‘Mais IDH’ do Governo do Estado, que é realizado com a coordenação da Sedihpop.

Logo, o escopo do ‘Mais Extensão’ da UEMA é apoiar as ações governamentais nos municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano, materializadas no Programa ‘Mais IDH’ do Governo Estadual. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

As ações no atual governo têm por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

O Projeto ‘Mais Extensão’ teve edital de abertura em dezembro de 2015. Após processo de inscrição e seleção, foram aprovados 43 projetos, com ação em 20 municípios. Mais de 40 profissionais e 183 alunos da UEMA estão envolvidos no ‘Mais Extensão’.

São parceiras do ‘Mais Extensão’: Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV; VALE; Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão – FAPEAD; Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA; Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e; Secretaria de Estado da Segurança – SSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...