PCdoB/MA abre debates sobre planos de governo para as eleições municipais

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Maranhão e a Fundação Maurício Grabois realizam, nesta quarta-feira (20), no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, em São Luís, a partir das 8h, o seminário ‘Um governo para cidades mais humanas – Construindo hoje a cidade do amanhã. O evento visa analisar os grandes temas da questão urbana, propondo diretrizes para elaboração de planos de governo.
O seminário tem como objetivo reunir ideias e propostas que possam servir de subsídio para a formulação de programas de governo de candidatos do PCdoB nas eleições municipais de 2016.
Para o partido, o programa de governo não se limita a um cumprimento formal da legislação eleitoral. Ao contrário, ele é um documento que apresenta uma visão política e teórica sobre os problemas urbanos. Ao mesmo tempo, torna-se um guia de ação para o enfrentamento dos desafios, tendo por meta a construção de cidades mais humanas, modernas e desenvolvidas.
Neste momento de mudanças políticas no país, onde o PCdoB busca fortalecer sua identidade própria, os programas de governo serão um importante instrumento para apresentação da visão sobre as grandes questões da agenda urbana. De igual modo, é uma oportunidade de diálogo com setores que pensam as cidades e que estão envolvidos nesse levante democrático. É a busca pelo acúmulo de forças, no âmbito local, fortalecendo o posicionamento estratégico do partido no seio da sociedade.
Confira abaixo a programação do seminário:
8:00 h – Chegada dos participantes e credenciamento

9:00 h – Conferência de abertura – As eleições municipais de 2016 e o lugar das cidades no atual debate político
·         Renato Rabelo – Presidente da Fundação Maurício Grabois

10:00 h – Questões estruturantes da nova agenda urbana e o desafio de construir cidades mais humanas
Planejamento, plano diretor e uso do solo urbano
·         Frederico Burnett – Arquiteto e urbanista, doutor em Políticas Públicas (UFMA); diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc); professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da UEMA.
Padrão de desenvolvimento e arranjos produtivos locais
·         Dionatan Silva Carvalho – Economista, mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (UFMA); pesquisador do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).
Mais IDH
·         Francisco Gonçalves da Conceição – Jornalista, doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ); professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA; secretário de Direitos Humanos do Governo do Maranhão.
Transparência e participação popular
·         Rodrigo Lago – Advogado; ex-conselheiro federal da OAB; secretário de Transparência e controle do Governo do Maranhão.
Moderadora
·         Laurinda Pinto – Pedagoga; secretária da Mulher do Governo do Estado do Maranhão; diretora da Fundação Maurício Grabois – MA.

12:30 h – Almoço

14:00 h – Políticas sociais e o desafio de construir hoje as cidades do amanhã
Saúde
·         Carlos Lula – Advogado; secretário de Saúde do Governo do Maranhão.
Educação
·         Moacir Feitosa – Economista, mestre em Planejamento do Desenvolvimento (UFPA); professor do Departamento de Economia da UFMA; secretário de Educação da Prefeitura de São Luís.
Cultura e lazer e a utilização dos espaços públicos
·         João Batista Ribeiro Filho (Joãozinho Ribeiro) – Bacharel em Direito, professor universitário, poeta e compositor, ex-secretário de Cultura do Governo do Maranhão; diretor da Fundação Maurício Grabois – MA.
Moderadora:
·         Fátima Oliveira – Médica e escritora, membro do Conselho Diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução e do Conselho da Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe; diretora da Fundação Maurício Grabois – MA.

17:00 h – Desenvolvimento inclusivo: os municípios e o projeto de transformação do Maranhão
Cadeias econômicas e inclusão produtiva
·         Felipe de Holanda – Economista, doutorando em Políticas Públicas (UFMA); professor do Departamento de Economia da UFMA; presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos (Imesc).
Agricultura
·         Adelmo Soares – Secretário de Agricultura Familiar do Governo do Maranhão.
Moderador
·         Sálvio Dino – Advogado, ex-secretário de Justiça e de Direitos Humanos do Governo do Maranhão.

19:00 h – Conferência de encerramento: O desafio de construir cidades mais justas e a transformação do Maranhão
·         Flávio Dino – Governador do Estado do Maranhão.

20:00h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...