Aprovados em seletivo para ACS cobram nomeação por parte da Prefeitura


A sessão desta terça-feira (11) da Câmara Municipal de Imperatriz teve as galerias lotadas por aprovados no seletivo da Prefeitura para agentes comunitários de saúde (ACS). O seletivo, que completa um ano agora em setembro, teve mais de 25 mil inscritos e cerca de 570 candidatos foram aprovados para posse imediata e cadastro de espera. 

Os aprovados passaram por curso de capacitação, ministrado por professores do curso de enfermagem da UFMA,  sobre noções básicas do trabalho de ACS, vista domiciliar, mapeamento e territorialização, estratégia de saúde da família, entre outros. Também fizeram um teste final, de caráter classificatório e eliminatório, para avaliar o rendimento. Agora eles esperam serem convocados para tomarem posse.
 

Segundo o vereador Carlos Hermes (PCdoB), representantes da comissão dos aprovados, já participaram de reuniões com a comissão organizadora do seletivo, mas não receberam nenhuma conformação oficial de quando serão convocados para trabalhar. "A situação é grave, diria até dramáticas, porque muitos dos aprovados deixaram seus trabalhos anteriores e agora estão desempregados, sem renda, e à espera de uma decisão que nunca chega", denuncia.
 

De acordo com o vereador, a Prefeitura alega que o Ministério da Saúde "não liberou recurso para fim específico de pagamento dos seletivados. "Dizem também que falta de recurso no Orçamento. Ora, todos sabemos que qualquer concurso público ou seletivo deve ter previsão orçamentária. Na verdade, a Prefeitura perdeu o prazo dado pelo ministério (da Saúde) para ter acesso a esses recursos e garantir a contratação desses novos agentes comunitários de saúde", argumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...