Imperatriz sedia evento da Associação Brasileira de Câmaras Municipais

Presidente da Abracam, Rogério Rodrigues; vereador Sargento Adelino; presidente da Câmara, José Carlos Soares; vereadora Irmã Telma; e o advogado e vereador de São José de Ubá (RJ), Hamilton Júnior 

Texto: Carlos Gaby


A Câmara Municipal de Imperatriz sedia nesta quinta-feira (08) o 1º Encontro de Presidentes de Câmaras e Vereadores do Sul do Maranhão. O evento é organizado pelo vereador Sargento Adelino com apoio da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam). A abertura está prevista para as 9h da manhã e a programação deve se estender até às 17h.

O gabinete do vereador Sargento Adelino informou que mais de 180 parlamentares de municípios da região já confirmaram presença no evento.

O presidente da Abracam, Rogério Rodrigues da Silva, e o advogado Hamilton Júnior, vereador de São José de Ubá (RJ), participam do evento. Na manhã desta quarta (07), eles fizeram visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal, José Carlos Soares.  

Programação

Hamilton Júnior explica que o evento será uma oportunidade para “divulgar as ações da Abracam em todo o Brasil em prol do fortalecimento das câmaras municipais e consequentemente dos vereadores”.

O vereador e advogado vai proferir palestra também sobre “os novos desafios dos vereadores”. “Os vereadores fazem parte da classe política que mais sofre no país, tanto por ser o primeiro canal de comunicação do povo, quanto por não ter o respaldo e a independência necessária ainda frente aos órgãos de controle, porque quando se quer procurar algo errado é mais fácil procurar no vereador do que no prefeito, no governador, no deputado, no presidente, porque tudo cai em cima do vereador”, ressalta ele.

Hamilton Júnior diz que o relacionamento institucional entre as câmaras municipais e o poder central em Brasília “melhorou muito”, principalmente com os deputados federais.  “Antes, o vereador sequer podia sair de seu município para ir à capital do estado ou em Brasília para pedir emenda porque os deputados não davam”.

Segundo ele, a Abracam também tem encampado a luta pelas chamadas emendas impositivas, aquelas indicadas pelos vereadores e inseridas no Orçamento do Município, cuja liberação é obrigatória por parte do poder Executivo municipal.

Outros temas serão abordados durante o evento, como a reforma eleitoral, os novos desafios dos vereadores, a necessidade de união das câmaras municipais do sul do Maranhão e o modelo de excelência de gestão para as câmaras municipais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...