MA: ‘Teste do Olhinho’ agora é obrigatório em maternidades públicas


Nesta quarta-feira (28), a partir da 14h, na sede da Secretaria de Saúde do Estado, em São Luís, acontece treinamento para profissionais de saúde visando a implantação em maternidades públicas do Maranhão dos testes do reflexo vermelho (Teste do Olhinho).

Projeto determinando a implantação obrigatória do teste é de autoria do deputado Aranaldo Melo (MDB), e um esforço do oftalmologista Álvaro Bruno Botentuit, professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Sancionado sem vetos pelo governador Flávio Dino, garante tratamento gratuito em até um mês.

O ‘teste do olhinho’ já é obrigatório na capital e, após a sanção da lei, será obrigatório nas unidades de saúde em todo o estado.

“A criança que possui alteração ocular não tem a mesma desenvoltura das outras crianças e, às vezes, o problema só vai ser diagnosticado na adolescência, quando o professor percebe a inibição do jovem em sala de aula e/ou no aprendizado. Com o teste do olhinho logo ao nascer, o médico habilitado pode detectar e prevenir várias doenças que, tratadas em tempo hábil, podem salvar a visão daquela criança, sem comprometer seu normal desenvolvimento”, explica o deputado Arnaldo Melo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...