Palmas quer atrair turistas estrangeiros

Prefeito de Palmas, Carlos Amastha, entrega “Guia Turístico Palmas e Cidades do Lago 2014”ao presidente da Embratur, Flávio Dino

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, recebeu ontem (22), o prefeito de Palmas (TO), Carlos Franco Amastha, para prospectar as potencialidades turísticas da capital mais nova do Brasil – com apenas 24 anos. Na reunião, foram discutidos possibilidades de novas ações em parceria com o Instituto para inserir o estado cada vez mais na rota internacional.

“Palmas é uma cidade encravada entre a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal e imprime sua diversidade como um diferencial. Temos que trabalhar ainda mais seus atrativos culturais e naturais”, disse Flávio Dino. Um dos principais aspectos culturais da cidade é a tradicional festa de São João, produto que a Embratur tem trabalho e inserido no mercado internacional desde o ano passado. “Poucos sabem que Palmas possui festas juninas muito bem produzidas e enraizadas na população”, completou o presidente. 

GUIA TURÍSTICO

Praia da Graciosa, da Prata ou das Arnos? Quem visita a cidade de Palmas, capital do Tocantins, poderá escolher uma dessas praias para um banho, uma caminhada, praticar esportes náuticos ou apenas saborear uma água de coco e ver o tempo passar. Todas ficam na Lagoa de Palmas, um dos destaques do “Guia Turístico Palmas e Cidades do Lago 2014”, entregue a Flávio Dino, no encontro. O Guia propõe um roteiro integrado da região dos lagos em torno da capital tocantinense
               
“Pretendemos desenvolver ações em parceria com a Embratur para que Palmas seja mais visitada por estrangeiros em 2014, aproveitando as possibilidades que a Copa do Mundo representará para o País’, explicou o prefeito.

Uma das ideias acertadas na reunião é fazer com que o Guia Turístico seja entregue aos turistas estrangeiros potenciais, nas versões inglês e espanhol. Outra sugestão é que com o apoio da Embratur, o roteiro integrado seja inserido no cardápio de produtos turísticos divulgados no exterior, principalmente em feiras e ações realizadas em países em que suas seleções jogarão em Brasília (DF). “Os visitantes que virão para Brasília (DF), no Mundial, poderão aproveitar para conhecer nossos atrativos”, completou ele.

Com 156 páginas, o guia, publicado pela Agência Municipal de Turismo de Palmas, traz informações turísticas das cidades de Palmas, Miracema do Tocantins, Tocantínia, Lajeado, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras.  A 32 km de Palmas, o Taquaruçu, com mais de 80 cachoeiras, é considerado um refúgio para os ecoturistas, que, numa área tranquila e com muito verde, poderão fazer trilhas, praticar rapel, aproveitar os 1.300 metros de extensão da Tirolesa Voo do Pontal e comprar artesanato à base da palha de buriti.

O guia traz também informações sobre hospedagem, restaurantes, agências de turismo, comércio local, locadoras de veículos e principais museus da região. Para Carlos Amasha, o guia, além de divulgar os recursos e potencial turístico dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para a Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (CI-LAGO), vai ajudar na promoção de políticas públicas voltadas para o setor.

RALI DO MAPITO

Os participantes da reunião falaram ainda sobre a criação de um novo roteiro turístico composto pelas capitais dos estados: Maranhão, Piauí e Tocantins (MAPITO). A rota sugere que Palmas seja portal de entrada do Jalapão, Teresina - portal de entrada do Parque das Sete Cidades e São Luís - portal de entrada dos Lençóis Maranhenses.

“Como lançamento do projeto, estamos propondo uma reunião para assinatura da "Carta de Palmas" que seria pontapé inicial do Rali do MAPITO”, disse Amastha.

MEMÓRIA

A convite do prefeito Carlos Franco Amastha, em março de 2013, o presidente da Embratur esteve em Palmas, representando o governo federal no lançamento da logomarca da cidade com o objetivo de divulgá-la no exterior. Na visita, Dino visitou Lago de Palmas e assistiu a uma apresentação de festa junina, fortemente arraigada na cultura tocantinense. Além disso, o presidente da Embratur  conheceu o distrito de Taquaruçu, com diversos roteiros de ecoturismo e turismo de aventura.

Em setembro de 2013, o grupo de quadrilha tocantinense Cafundó do Brejo foi destaque cultural de uma das edições Goal to Brasil – Encontros Brasileiros, evento de promoção realizado pela Embratur na Colômbia.

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