Edição da tarde

Ministério - A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou a deputada Iriny Lopes (PT-ES) para comandar a Secretaria das Mulheres e o deputado eleito Afonso Florence (PT-BA) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Os nomes foram formalizados na manhã de hoje. Os dois petistas fecham os 37 ministros que tomam posse ao lado de Dilma no dia 1º de janeiro de 2011. Nenhuma nova pasta foi criada.
Confira o ministério de Dilma:
PT
Guido Mantega (Fazenda)
Alozio Mercadante (Ciência e Tecnologia)
Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral)
José Eduardo Cardozo (Justiça)
Antonio Palocci (Casa Civil)
Paulo Bernardo (Comunicações)
Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio)
Miriam Belchior (Planejamento)
Ideli Salvatti (Pesca)
Maria do Rosário (Direitos Humanos)
Fernando Haddad (Educação)
Alexandre Padilha (Saúde)
Luiza Bairros (Igualdade Racial)
Tereza Campelo (Desenvolvimento Social)
Luiz Sérgio (Secretaria de Relações Institucionais)
Iriny Lopes (Secretaria das Mulheres)
Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário)
PMDB
Wagner Rossi (Agricultura)
Pedro Novais (Turismo)
Garibaldi Alves (Previdência)
Edson Lobão (Minas e Energia)
Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos)
Nelson Jobim (Defesa) - Cota pessoal
PR
Alfredo Nascimento (Transportes)
PDT
Carlos Lupi (Trabalho)
PP
Mário Negromonte (Cidades)
PC do B
Orlando Silva (Esporte)
PSB
Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional)
Leônidas Cristiano (Portos)
Sem filiação partidária
Alexandre Tombini (Banco Central)
Helena Chagas (Comunicação Social)
Antonio Patriota (Relações Exteriores)
Izabella Teixeira (Meio Ambiente)
Ana de Hollanda (Cultura)
Luís Inácio Lucena Adams (Advocacia-Geral da União)
Jorge Hage (Controladoria-Geral da União)
José Elito Carvalho Siqueira (Gabinete da Segurança Institucional)
 ***
Real forte - As taxas de juros mais altas do planeta contribuíram para que a moeda brasileira tivesse a maior valorização, nos últimos oito anos, entre algumas das principais moedas latino-americanas e até do euro, a moeda utilizada por algumas das maiores potências econômicas do planeta.
Segundo levantamento da consultoria Economática, até ontem, a valorização do real somou 108,16% no governo Lula até o dia 21 de dezembro de 2010, praticamente o dobro da valorização registrada para o peso chileno (53,14%) e o peso colombiano (48,5%) no mesmo período, e quase quatro vezes a valorização do sol peruano (25,2%).
O fortalecimento do real frente ao dólar também foi bem mais intenso na comparação com a moeda europeia, que neste período valorizou 24,9%, ainda de acordo com a consultoria.
 ***
DEM e PSDB apoiam petista - Os líderes do DEM e do PSDB, os dois principais partidos da oposição, formalizaram na manhã desta quarta-feira apoio à candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) para a Presidência da Câmara na Legislatura que começa em 2011.
O acordo prevê que o PT comande a Casa nos próximos dois anos, e o PMDB, nos dois seguintes.
O objetivo do apoio, segundo o líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), é o "fortalecimento do Poder Legislativo, evitando disputas estéreis". Disputas, estas, continua, que poderiam excluir a oposição da Mesa Diretora.
 ***
Combate à pobreza - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta quarta-feira, durante a promulgação da emenda constitucional que prorrogou a vigência do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, que ela só deverá deixar de existir quando desaparecer a pobreza do país.
Para o senador, a aprovação da matéria coroa o final da atual legislatura.
"Eu considero que estamos fechando esta legislatura com chave de ouro, porque essa emenda diz respeito ao problema que nós devemos resolver no Brasil e que é preocupação de todos os governantes: a erradicação da pobreza."
Para Sarney, a aprovação da emenda proposta pelo senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA) consagra o apoio unânime de todo o Congresso Nacional à questão.
Ele lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o compromisso de erradicar a pobreza do Brasil e tem conseguido êxito na missão.
"O presidente Lula teve um governo que conseguiu tirar 30 milhões de brasileiros da faixa da pobreza. A ministra Dilma Rousseff também assumiu o compromisso."
 ***
Mortes no São Francisco - O Corpo de Bombeiros de Pernambuco confirmou a morte de três operários na explosão que atingiu na noite desta terça um canteiro de obras da transposição das águas do rio São Francisco, em Sertânia (a 310 km de Recife).
De acordo com os bombeiros, ao menos dez pessoas ficaram feridas. Elas foram socorridas pelos próprios colegas para hospitais na região, mas não há informações sobre o estado de saúde delas.
O tenente Geron Lins de Albuquerque, oficial de área do 3º Grupamento dos bombeiros, em Serra Talhada (PE), afirmou que não havia condições de avaliar o número de vítimas devido à intensidade da explosão, provavelmente provocada por dinamite.
Ainda de acordo com o oficial, o local está isolado devido ao risco de nova explosão. Os trabalhos foram interrompidos durante a madrugada de hoje e devem ser retomados pela manhã.
A transposição das águas do rio São Francisco é uma das principais obras do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Quando concluída, em 2012, os canais abastecerão cerca de 12 milhões de sertanejos nos Estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

(Com informações do Folha.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...