PCdoB TERÁ CANDIDATO EM ELEIÇÃO INDIRETA NO TOCANTINS


A Comissão Política Estadual do PCdoB realizou na última quinta-feira uma reunião extraordinária para tratar da conjuntura estadual e das eleições indiretas para Governador e Vice que serão promovidas pela Assembléia Legislativa no inicio do mês de maio. A reunião também debateu o Congresso Estadual da UJS que será realizado em Formoso do Araguaia nos dias 1°, 2 e 3 de maio, o Comitê Estadual irá acompanhar e contribuir para a realização do Congresso.

Sobre a conjuntura estadual e as eleições indiretas, o PCdoB-TO avalia que a Nota divulgada pelo Partido no inicio do mês acertou em apontar como golpe a articulação governista que pretende a perpetuação de uma família no centro do poder no Tocantins com a conivência e subserviência do legislativo que garantiu na pratica a efetivação da renúncia do ex-governador e do vice para aumentar as alternativas de composição nas eleições de outubro.

A discussão apontou também sobre a participação e postura do PCdoB nas indiretas. O Partido avalia a eleição indireta como um evento com resultado conhecido de antemão. O PCdoB lançará candidaturas nas eleições indiretas com o objetivo de denunciar o golpe do ex-chefe do executivo estadual e as articulações, com objetivos pouco republicanos, de parte significativa dos deputados estaduais que na prática, promovem um agachamento do legislativo aos desejos de poder da família Siqueira, e afirmar ainda, que o Tocantins precisa avançar para o contexto da democracia republicana vigente no país.

A Comissão Política convocou a Convenção Eleitoral para 30 de abril em Palmas onde aprovará Plano de Governo e candidatos a Governador e Vice.

Confira a NOTA divulgada pela Comissão Política Estadual no inicio do mês.


NOTA
SOBRE O GOLPE APLICADO AO TOCANTINS E SEU POVO


A Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil se reuniu nesta segunda feira, 07/04, para avaliar a situação de crise criada pela manobra da família siqueira e amigos visando as eleições de outubro, e sua tentativa de perpetuação no poder.

1- Nestes 25 anos o Tocantins se tornou um estado de fato e de direito, criaram-se instituições até então ausentes no norte goiano. Contudo, estas instituições ainda se encontram em processo inicial de consolidação. Nossos tribunais e Assembleia ainda padecem de forte influência emanada do poder Executivo. Criando um ambiente totalitarista, na contramão do maior período democrático vivido pelo país.

2- O ato de renuncia do Governador Siqueira Campos e seu Vice demonstra a mais arcaica das visões de governança. O poder concentrado na família e passado de pai para filho. Pois, o pano de fundo deste movimento é a tentativa, calculada, não de fortalecer um grupo ou um projeto político, mas sim, possibilitar a perpetuação da família Siqueira no poder. Os aliados ou amigos, são meros coadjuvantes. Com este ato, a frágil institucionalidade tocantinense é, mais uma vez, golpeada. Pois, este movimento ocorre com a anuência e participação de uma Assembleia ajoelhada e que vira as costas para o povo. Não podemos esquecer, que retiradas algumas exceções, a maioria dos deputados é que estão propiciando as condições para este verdadeiro golpe.

3- Esta manobra nefasta transformou a crise de gestão administrativa vivida pelo Governo em crise política que envolve toda a sociedade e ao contrário de amadurecer as instituições pretende fragiliza-las ainda mais transformando em rotina o que deveria ser exceção, é a segunda eleição indireta, onde os eleitos para legislar irão decidir os rumos de um povo, pura e simplesmente de acordo com interesses internos e corporativos do legislativo, se repete, a troca de cargos e benefícios com o dinheiro público por voto como visto em 2009 em uma outra situação de crise. A situação de caos nos hospitais, a greve da educação, a segurança pública sucateada, as estradas esburacadas, a falta de segurança para investidores, os problemas reais do Estado e da população não foram e não serão prioridade deste grupo.

4- O PCdoB considera que o Tocantins e os tocantinenses de todas as origens merecem mais respeito. O Estado tem inúmeras possibilidades em um Brasil que cresce e se desenvolve de forma diferenciada no mundo, nesta última década. Desenvolvimento, que infelizmente, o nosso tem ficado à margem, e não tem contribuído autonomamente para este processo vivido pela nação. Mais uma vez Brasil viverá uma encruzilhada histórica que será determinante para seu futuro, em 2014 duas plataformas políticas distintas, e o PCdoB acredita que o caminho iniciado em 2014 teve continuar sendo trilhado, as manifestações de 2013 mostraram que a população conquistou nesta década o essencial, emprego e segurança alimentar, é quer mais coisas além disso, serviços públicos de qualidade, reformas institucionais e honestidade no trato da coisa pública, a Presidenta Dilma reforça diuturnamente seu desejo de perseguir e superar estes desafios colocados pela nossa história.

5- O PCdoB conclama a toda a sociedade a estar vigilante e desmascarar estas manobras como um total desprezo ao povo e suas vontades. Convoca todos os homens e mulheres de bem a defenderem nossas instituições. Não se pode resolver com conchavos institucionais de ocasião o futuro de um povo. Atos como este envergonham os que, como o PCdoB, acreditam na política como instrumento de civilidade para o bem estar social de todos. Por isso o PCdoB se esforçará para em outubro ajudar o Tocantins a superar esta página negra de sua jovem história. O Partido se empenhará na construção de um caminho desenvolvimentista, zeloso pelas instituições e socialmente justo para o povo trabalhador, que foi e é o principal construtor do Estado do Tocantins. O caminho é justamente o da maior participação na política é hora de novos e mais comprometidos agentes sociais dedicarem parte de seu tempo para debater e ajudar a decidir sobre o futuro de todos.


Comissão Política Estadual do PCdoB-TO
Palmas, 07 de abril de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...