IMPERATRIZ AMPLIA PROJETO DE IRRIGAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR

Cerca de 380 pequenos produtores são beneficiados com o sistema de irrigação
Atualmente 380 produtores da agricultura familiar estão sendo beneficiados com sistema de irrigação implantado pela Prefeitura de Imperatriz. Dos 19 kits de irrigação destinados a apoiar os pequenos produtores na plantação de verduras e hortaliças, na zona rural do Município faltam apenas 10% para serem instalados.

De acordo com Hélio Gregório, secretário adjunto da Agricultura abastecimento e produção (SEAAP), os kits implantados auxiliam produtores que fazem parte do Programa da Agricultura Familiar. Ele informa que cada kit é suficiente para atender cinco produtores. Um ponto de destaque da implantação dos kits é a relevância da irrigação nos períodos de seca. “Esse apoio é fundamental para garantir que mesmo nos períodos de seca, que compreende o período de julho a dezembro, a produção local de verduras, frutas e legumes não seja prejudicada e consequentemente a população tenha que comprar de outras localidades”.

Sobre a estrutura dos equipamentos ele informa que “cada kit de irrigação” é composto de tubulações, conjunto de bombas, e quadro de instalação para ser utilizado em locais que dispõem de rede elétrica e reservatórios de água para subsidiar os canteiros de produção de hortaliças”. Esclarece também que tanto a instalação quanto a manutenção são de responsabilidade do Município. “Nós fazemos estudos do solo, verificamos todas condições necessárias para instalar e fazer manter as kits. A SEAAP dispõe de técnicos capacitados para garantir eficácia nos procedimentos”.
O valor do investimento dos parceiros, que chega a R$ 475 mil foi destinado para compra dos equipamentos. Todavia todos os gatos referentes à instalação e manutenção dos kits são de responsabilidade do Município. Para Antônio Oliveira, que desde 2010 tem irrigação fornecida pelo município, o apoio tem sido fundamental para o cultivo das hortaliças na propriedade em que mora. “A gente nem se preocupa se preocupa muito com o período que chove pouco. Pois com a irrigação garante que nossa produção não se perca”.
Hélio ressalta que os produtores contemplados estão inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que visa desenvolver ações de combate à pobreza e à fome. Para ele, a assistência agrícola oferecida aos produtores rurais nestes últimos cinco anos contribuiu para o aumento da produção de grãos, hortaliças e frutas em Imperatriz. “Com o sistema de irrigação, a produção local que, hoje, atende toda a Região Tocantina e localidade adjacentes não fica prejudicada. Sobretudo porque garante a demanda destinada para abastecimento do comércio local”. E finaliza devido o aumento da procura estão previstas mais 40 instalações”.


Eva Fernandes - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...