DEPUTADA DO PT DEFENDE ‘SUPER-RESERVA’ DE AMARANTE


Confira matéria distribuída pela assessoria da deputada estadual Helena Heluy, do PT, sob o título ‘HELENA DIZ QUE AMPLIAÇÃO DE RESERVA INDÍGENA É NECESSÁRIA’

“Em aparte a Antônio Pereira (PMDB), a deputada Helena Barros Heluy (PT) considerou graves as questões envolvendo a ampliação de uma Reserva Indígena, na Região Tocantina. Pereira informou que está sendo feito um estudo antropológico da nova demarcação, o que estaria preocupando os pequenos produtores e proprietários de terra da região, em especial nos municípios de Amarante e Sítio Novo.
Helena disse que buscou informações sobre o assunto com pessoas que se dedicam à causa indígena e, no blog do padre Cláudio Bombieri, que coordenou o Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Ela destacou trecho de um comentário feito pelo padre em que ele afirma que “Mais um conflito está a eclodir entre índios Gavião e fazendeiros em Amarante, no Maranhão”.
A deputada destacou que foi constituído um grupo de trabalho, em outubro, formado pela Funai, Museu do Índio e o Incra para o estudo da ampliação da reserva. Sobre o conflito que ameaça eclodir, Helena disse que a explicação é histórica, trata-se da disputa entre o grande capital e os direitos à terra, à posse e ao trabalho.
Helena lembrou ainda que, em relação à reserva, a área foi decretada como ocupação tradicional, na década de 80, e que a ampliação atende às “necessidades e os direitos daqueles que são os senhores, efetivamente, da terra”. A parlamentar sugeriu aos demais deputados que desejem aprofundar o entendimento ou a compreensão sobre essa questão acessem o blog do padre Claudio Bombieri”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo secretário de Esporte vem da atividade legislativa

Flávio Dino e o novo secretário de Esporte, Hewerton Pereira (Foto: Nael Reis/Secap) O governador Flávio Dino deu posse nesta segunda-f...