Paz e Justiça


Flávio Dino

Neste Natal que se avizinha, como em tantos outros, habituamo-nos a desejar Paz a nossos entes queridos. Afinal, é o sentimento mais comumente desejado pelos 7 bilhões de seres humanos e o valor mais caro a todas as religiões do planeta, tal como no Cristianismo.

Tão essencial quanto ela é a Justiça. Sem ela, a Paz equivaleria ao silêncio dos que se resignam diante das intempéries da vida e calam perante as injustiças. A Paz não advém, necessariamente, do silêncio e da apatia. Este não é o exemplo que Jesus nos deixou.

Pois Ele foi condenado à morte na cruz pelos poderosos, à época, exatamente após ter se indignado por uma situação com a qual não concordava. Como nos conta a Bíblia, Ele "expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas” (Mateus 21-12).

Não teria Jesus nos demonstrado, com essa passagem e tantas outras, que devemos lutar contra as injustiças em busca da Paz, mesmo que isso nos provoque derrotas temporárias, como foi a crucificação para Ele?

Jesus deixou claro, a todos nós que O seguimos, que Paz não é ausência de luta, mas a resultante da correção de injustiças. Todos passamos por situações parecidas em nossas vidas e temos de entrar em disputas para obter a Justiça que tanto queremos, por meio da qual poderemos obter a tão sonhada Paz – plena e verdadeira.

Lembro desses ensinamentos bíblicos quando fico sabendo, esta semana, que o PIB per capta do Maranhão - comemorado pelo governo do estado por ser o penúltimo e não mais o último do país - está atrás do da República do Congo, na África. Ou seja, o país que passou por uma das guerras civis mais sangrentas do século 20, dizimando gerações inteiras, tem renda por habitante melhor que nosso Maranhão. O que pode explicar isso? Qual guerra civil nos acometeu nas últimas décadas que não permite que nos desenvolvamos?

Como diz Cristo na parábola sobre o proprietário que não planta nada em seu terreno: “Eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que dê os seus frutos” (Mateus 21-43). “Dar frutos” é gerar riquezas a partir das possibilidades que se abrem em nosso caminho e ser generoso diante da fartura que somos capazes de produzir.

Aproxima-se a hora em que a "terra" será tirada dos que nada produzem, dos que não dão frutos. Mas, para tal, temos de agir como Jesus nos ensinou. Afinal, “bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mateus 5:-6).

Assim que penso o Natal: o nascimento de Jesus Cristo como sinal de esperança e fé. São esses sentimentos que têm me sustentado, especialmente nos últimos 2 anos em que atravesso o vale das dores eternas. Penso, neste momento, naqueles que não podem passar o Natal com sua família completa, por causa de violência, crimes, acidentes de transito, erros hospitalares. Um abraço fraterno a essas e a todas as famílias. E um Natal que renove a Justiça e a Paz!

Um comentário:

  1. Gaby,este pseudo comunista,este falso cristão,este enganador do povo,poderia ter ficado calado,ao invés de falar tamanha mentira..
    Ele,o Dino,é tão despreparado,que esquece ou não sabe ,wque o natal ,é uma festa exclusiva do cristianismo, e nnão de todas as religiões do mundo.Ele se esquece que comunismo não tem religião ,e não tem fé em Deus,pois todos são ateus,e não devemos esquer que são tambem atoa.
    Ele vem falar em amor e vida, esquecendo´se que o comunismo matou em menos de 80 anos,mais de 125 milhoes de pesssoas,sem a minima humanidade,respeito aosd seres humanos.Foram os comunistas que em 1938 ensinaram aos nazistas o massacre de humanos,por intoxicação com gases letais.Hitlet foi um aluno dos comunistas,em assassinato em massa..
    Que não venha agora falar contra a familia politica instalada em nosso estado,pois o seu avô Nicolau,era companheiro do avo^ da governadora,o seu pai era amigo e companheiro do pai da governadora,e este Flavio sempre brincou ,desde criança com a governadora.Mamaram nas mesmas tetas,chafudaram-se na mesma lama,se locupletaram-se nas mesmas verbas publicas,e agora vem falar em moralidade?
    Que fale o que quiser,menos usar o nome de Deus.
    Espirito de Stalin

    ResponderExcluir

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...