Suzano cria Rede de Percepção de Odor

Membros da Rede de Percepção de Odor em visita à fábrica da Suzano em Imperatriz
No último domingo (1º), foi realizado o lançamento da Rede de Percepção de Odor (RPO) da Suzano Papel e Celulose em Imperatriz. A RPO traz a proposta de transparência e diálogo aberto com a comunidade local, onde os moradores vão auxiliar a empresa na identificação, em suas comunidades, de possíveis ocorrências de odor que podem surgir durante o funcionamento da fábrica.

O gerente de Meio Ambiente da Suzano Papel e Celulose, Hamilton Zanola, explica que a rede nasceu para preparar e formar monitores ambientais a partir de representantes da sociedade. "A ideia é que eles possam nos fiscalizar e servir também como multiplicadores que levam informações para a sociedade. Temos a expectativa de que esse grupo possa contribuir também para a nossa transparência", comenta.

A rede será composta por 30 voluntários das comunidades de Imbiral, São José da Matança, Bacaba, Açaizal, Olho D’Água dos Martírios e Esperantina; além dos bairros de Imperatriz que ficam mais próximos da fábrica como Ouro Verde, Sumaré e Santo Amaro. A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Imperatriz, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a Fundação Rio Tocantins e Associações Comunitárias também serão parceiras na RPO.

O senhor Joaquim Viana Neto é aposentado e morador da comunidade São José da Matança há 30 anos. Segundo ele, o encontro esclareceu muitas dúvidas. "Eu não sabia de todas as atividades que eram feitas por aqui. Achava, por exemplo, que a Suzano poluía o rio, mas hoje vi com os próprios olhos que a empresa dá tratamento e devolve a água limpa pra o Tocantins".

De acordo com o gerente Executivo Industrial da Suzano no Maranhão, Volnei Hilbert, a iniciativa da Suzano pretende desmistificar mitos e propor sempre uma melhoria contínua nos processos industriais. "A fábrica de Imperatriz atende aos mais altos padrões ambientais e já é compatível com exigências de vários países ao redor do mundo. Queremos mostrar para a sociedade que estaremos causando o mínimo de impacto possível e trazendo progresso e desenvolvimento para a região", enfatiza.

TRANSPARÊNCIA

O próximo encontro da rede está marcado para o dia 14 de dezembro e, no ano de 2014, os encontros serão realizados trimestralmente. A Suzano procura fortalecer a transparência e participação da comunidade disponibilizando um canal direto através do SUZANO RESPONDE. Pelo número 0800-095-9093, qualquer pessoa pode fazer uma ligação gratuita para registros de ocorrências.



Mais informações para a imprensa:

​Ben Rholdan

ascom.itz@claraonline.com.br

Assessor de Comunicação | DRT - 1591/PI

(99) 8826-6551 / 8159-0176

Um comentário:

  1. Muito bacana saber que essas empresas se preocupam também com o meio ambiente. Parabéns!

    ResponderExcluir

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...