Governo do Estado realizará limpeza de riachos de Imperatriz



Por Janaína Amorim/Sinfra
Foto/Jackson Silva

 
Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura vai realizar a limpeza dos principais riachos que passam pelo perímetro urbano de Imperatriz. A previsão é que os serviços comecem na próxima semana, nos riachos Bacuri, Capivara e Santa Tereza.

A responsabilidade pela limpeza de riachos é das prefeituras municipais, mas o governo do estado sensível aos transtornos provocados. Mas, como no período chuvoso é comum o alagamento de diversos bairros, por causa do acúmulo de lixo nos riachos - que impede o curso natural da água foi decidido pela execução da limpeza.

Antônio Silva mora próximo ao riacho Bacuri e disse que a ação é muito bem-vinda. “Isso é muito importante porque os canais dos riachos estão entupidos. Esse final de semana mesmo amanhecemos com o quintal todo alagado e água entrou em um dos cômodos da nossa casa. Mas tem gente na cidade que passou por sufoco maior, com a casa toda inundada”, conta.

Com a limpeza dos riachos, moradores de bairros como Bacuri, Santa Rita, Centro e Beira-Rio poderão ficar mais tranquilos durante o período chuvoso, já que a iniciativa vai ajudar a evitar novas enchentes. “Nossa preocupação é acima de tudo com o conforto da população de Imperatriz. Queremos que as famílias durmam tranquilas no inverno, sem a preocupação de ter que acordar nas madrugadas com as casas cheias de água”, disse o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

A desobstrução dos riachos traz benefícios também para a saúde. Á água contaminada em contato com as pessoas pode aumentar o risco de contágio de doenças, como a leptospirose, causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana.

É importante ressaltar que a contribuição popular é importante para que o serviço tenha um efeito mais efetivo. “Ano passado limparam esse riacho, mas olha aí como já está de lixo! A limpeza evita a enchente, mas é preciso também que os moradores ajudem e não jogue lixo nos riachos para evitar novos alagamentos”, aconselhou a estudante Thays Ferraz, que também mora próximo ao Bacuri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...