O legado de Castelo



Como governador, João Castelo decretou uma espécie de “intervenção branca” na Prefeitura de Imperatriz após romper com o então prefeito Carlos Amorim. De São Luís, trouxe máquinas e homens para transformar a cidade em “canteiro de obras”, época na qual não havia tanta vigilância com o dinheiro público, licitação corria à solta e responsabilidade fiscal era conceito do economês.

Deixou legado impactante para a época. Construiu a base da rede de esgoto pluvial e asfaltou tantos quilômetros de rua. Toda a infraestrutura física dos três poderes foi João Castelo quem construiu: a sede da prefeitura, da Câmara de Vereadores, do fórum de justiça. Mais o Hospital Regional (hoje materno infantil), as arquibancadas do estádio Frei Epifânio (quem eram de madeira), viabilizou o Centro de Ensino Graça Aranha, e tantos outros investimentos.

Como político, oscilou entre a direita e o centro, rompendo com a família Sarney e se aproximando das forças mais populares. Conquistou mandatos na Câmara dos Deputados, Prefeitura de São Luís, Senado. De quebra, fez da esposa, dona Gardênia, prefeita da capital, e Gardeninha, a filha, deputada.
Amigo de Madeira, cacique do PSDB, ajudou nas eleições do atual prefeito. É figura também da história política de Imperatriz.    

O legado... (II)
“João Castelo foi homem público por praticamente cinco décadas. Sem dúvida deixou marcas muito importantes. É uma perda para a política do Maranhão. Temos que ter muita solidariedade com sua família. Estou em meu nome, em nome da minha família e de todo o Estado. Um exemplo de seu legado é o projeto Italuís, que continua sendo uma grande prioridade”. [Governador Flávio Dino].

Homenagem
A Câmara de Vereadores realiza sessão hoje para homenagear o ex-governador e ex-deputado João Castelo, informa o presidente da Casa, José Carlos Soares.

“Nossa Casa funciona em prédio construído por este grande maranhense, que deixou um legado importante como administrador público e como homem da política partidária. João Castelo teve uma participação importante no avanço e no progresso de Imperatriz. Deixamos nossas condolências a seus familiares e amigos”, declarou o vereador, falando em nome de seus colegas de parlamento.

Próximos passos
Com a estrutura organizacional e o orçamento prontos, o próximo passo é a criação é o com o governo do estado, que deverá editar medida provisória que institui a estrutura organizacional e que cria os conselhos, que são dois, o conselho universitário e o estratégico social da universidade.
Com CNPJ e orçamento concluído, outro passo importante para a efetivação da Uema Sul está com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), que deverá incluir formalmente o que foi planejado pela comissão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...