GTA prestará auxílio às vítimas das enchentes no Rio

O Maranhão enviou neste domingo (16) uma equipe de 11 policiais e bombeiros do Grupo Tático Aéreo (GTA), especializados em resgate, e o helicóptero EC-145, dotado de alta tecnologia, para dar suporte ao Governo do Rio de Janeiro nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas da tragédia na Região Serrana daquele estado. A determinação foi feita pela governadora Roseana Sarney ao secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, atendendo a uma solicitação do Ministério da Justiça (MJ).
O grupo embarcou às 6h da manhã a abordo da nova aeronave adquirida recentemente em convênio firmado entre os governos estadual e federal e preparada para todos os tipos de missões aéreas. A equipe de nove operadores táticos entre policiais e bombeiros e mais dois pilotos especializados do GTA darão suporte às ações do governo carioca no resgate de vítimas da tragédia na região serrana, como também à distribuição de donativos - alimentos, água e roupas.
A solicitação partiu do Ministério da Justiça (MJ) por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em função da qualificação do efetivo do GTA em operações dessa magnitude e pelo Maranhão ser o único estado do Brasil a possuir uma aeronave dotada de equipamentos e tecnologia especifica para esse tipo de trabalho. “A governadora Roseana Sarney recebeu o pedido do Ministério da Justiça e nos determinou que fosse dado suporte ao Rio de maneira imediata”, declarou Aluísio Mendes.
Helicóptero EC 145 - A aeronave modelo EC 145 foi adquirida pelo Governo do Estado, por meio de convênio assinado pelo Ministério da Justiça (MJ), via Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), no valor total de R$ 14,9 milhões. O Maranhão é o único estado da América Latina a possuir um helicóptero com essas especificidades, performance e capacidade de atuação. No mundo, existem apenas 300 unidades similares em atividade em 32 países.
É certificada para vôo por instrumentos monopilotada.  Sua configuração tem especialidades para operações de combate e auxilio aeromédico. Possui gancho de carga, corta-cabos, filtro anti-areia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital.
Tem amplo espaço interno e excelente visibilidade. Capacidade para dois pilotos e mais 10 passageiros. Seu peso de decolagem de 3.585 Kg; carga externa de 1.500 Kg; velocidade de deslocamento de 246 Km/h; alcance de 680 km; motores biturbina; comprimento com rotores girando de 13,03m; comprimento da fuselagem de 10,20m; altura de 3,45m e diâmetro do rotor principal de 11m.

Aluísio Mendes e a equipe do GTA que embarcou para o RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ausência de vereadores: Câmara entra em recesso sem votar Orçamento

Mesa Diretora para o biênio 2019/2020 eleita na sessão desta quinta (14)  A Câmara Municipal de Imperatriz entrou oficialmente em reces...