São Luís registra maior acumulado de chuva em um único dia

A capital maranhense, São Luís, foi a cidade brasileira que registrou o maior acumulado de chuva em um único dia, nos últimos dois meses, com índice de 187,8 milímetros, em 8 de janeiro. O maior acumulado em um dia já registrado na cidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ocorreu em fevereiro de 1987, com 210 milímetros.

Em segundo lugar no ranking dos maiores acumulados de chuva em um dia aparece a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O município foi o mais afetado pelos temporais e deslizamentos que atingiram a região neste início de ano, e registrou mais de 300 mortos. Em toda a região, mais de 760 pessoas morreram vítimas das chuvas. Em Nova Friburgo, no dia 12 de janeiro, o acumulado foi de 182,8 milímetros, o maior índice da história da cidade, segundo o Inmet.

Os dados levantados pelo Inmet a pedido do G1 são referentes ao período de 1º de dezembro de 2010 a 18 de janeiro deste ano. Os acumulados registrados levam em conta informações coletadas em estações meteorológicas convencionais e automáticas.

Além de Nova Friburgo, os acumulados em um único dia nas cidades de Porto Nacional (TO) – 164,8 milímetros; General Carneiro (PR) – 160 milímetros; e Itapira (SP) – 139,8 milímetros são, segundo o Inmet, os maiores já registrados nas cidades. Vale ressaltar, no entanto, que as estações de Itapira e de General Carneiro foram inauguradas recentemente, em 2007 e 2008, respectivamente, contando com um período extremamente curto de série histórica.

Na Região Nordeste, a estação chuvosa começa, em geral, em fevereiro, com picos em março, abril e maio.

(Do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flávio Dino entrega Casa de Apoio a pacientes com câncer

Fonte : Secap Texto : Fabiana Akira Fotos : Karlos Geromy e Luiz Paula 13/12/2017 O governador Flávio Dino inaugurou na manhã desta quarta...