George Harrison faria 68 anos hoje

O mais espiritual dos Beatles, George Harold Harrison nasceu em 25 de fevereiro de 1943. Foi o terceiro membro a se juntar aquela que se tornaria a maior banda de todos os tempos. Comprou sua primeira guitarra aos 12 anos e esteve na formação básica do quarteto, ao lado de John Lennon e Paul McCartney. Como se sabe, pelo menos dois bateristas estiveram na banda até que Ringo Starr ficou efetivo no cargo.

Até metade dos anos 60, Harrison manteve uma certa discrição, mas em 1966, após conhecer a cultura hindu, converteu-se ao Hare Krishna, fato que influenciou seu estlo musical e consequentemente aos dos Beatles. George foi responsável pela introdução de instrumentos como a cítara em algumas canções, a partir do álbum "Revolver".

Entretanto, foi no penúltimo álbum do quarteto, "Abbey Road", que o guitarrista marcou a discografia da banda com dois grandes sucessos: "Something" e "Here Comes The Sun". Com o fim da banda, nos anos 70, Harrison teve mais liberdade para produzir, tendo lançado grandes sucessos como o LP All Things Must Pass, mas uma das faixas, My Sweet Lord, klhe rendeu uma acusação de plágio, a qual ele negou veementente.

Em 1987, George lançou o álbum Cloud 9, com participações de Eric Clapton, Ringo Starr e Elton John, e uma das faixas"I got my mind set on you",  atingiu o primeiro lugar nos Estados Unidos e segundo na Inglaterra.

Entre 1994 e 1996,  ele se reuniria com os parceiros dos Beatles remanescentes para o projeto Anthology, com a gravação de duas  canções inéditas a partir de demos caseiros gravados por  John Lennon tocava piano e cantava ("Free as a Bird" e "Real Love" ). O projeto também  incluía entrevistas com os membros sobreviventes dos Beatles contando a história da banda.

Em 2001, no dia 29 de novembro, o músico faleceu vítima decum câncer em metástase no pulmão, contra o qual lutava desde a década de 90.

(Sérgio Fiore, DIÁRIO DO PARÁ ON LINE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXCLUSIVO Márlon Reis diz que Senado é “opção possível”

Márlon Reis, ex-juiz, um dos criadores da Lei da Ficha Limpa (Foto: Carlos Gaby) Em entrevista exclusiva ao blogue, o advogado e ex...