DEFESA CIVIL ALERTA PARA RISCO DE AFOGAMENTOS

Guarda-vidas estão sendo treinados para atuar nas praias do Cacau e do Meio


Por Gil Carvalho
Embora o período de veraneio não tenha sido aberto oficialmente nas praias do Cacau e do Meio, o movimento de banhistas tem sido intenso na orla do rio Tocantins, em Imperatriz.

O superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, alerta os banhistas para os riscos de afogamento em virtude do grande volume de água, causado pela oscilação do nível do rio Tocantins. “O rio não tem porteira, ninguém é proibido de ir às praias, porém temos recomendado cautela aos banhistas”, aconselha.

Ele disse que 30 guarda-vidas foram selecionados e estão em processo de treinamento para atuarem de maneira preventiva nas praias do Cacau e do Meio, após a abertura oficial do período de veraneio em Imperatriz.

Chico do Planalto, como é mais conhecido, reitera que os banhistas precisam dispensar uma atenção redobrada, especialmente se estiverem acompanhados de crianças e adolescentes no sentido de evitar afogamentos no rio Tocantins. “Temos feito diariamente o monitoramento do nível do rio e constatamos que ainda existe muita água no seu leito, pois ainda não surgiram [completamente] as praias do Cacau e do Meio”, observa.

Segundo ele, os milhares de banhistas estão indo em busca dos pequenos focos de areia e de pedra que começa a aparecer na praia do Meio, no rio Tocantins. “É preciso alertar e conscientizar os banhistas sobre os riscos, pois todos os esforços estão sendo mantidos pelo município para viabilizar a completa infraestrutura logística”, assegurou.

Parceria – O superintendente da Defesa Civil enfatiza que o trabalho tem sido realizado em parceria com o 3º Grupamento de Bombeiros Militar [3º GBM], inclusive na capacitação dos guarda-vidas que atuarão durante o período oficial de veraneio. “Essa soma de esforços tem sido uma orientação do prefeito Madeira para que sejam evitados afogamentos com vítimas fatais, pois nestes últimos cinco anos o veraneio tem sido realizado com êxito”, concluiu.


Foto: divulgação/DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...