Exposição Itinerante Josué Montello

As cidades de Pinheiro e São Bento, na baixada maranhense, são as próximas a receberem a Exposição Itinerante Josué Montello, no mês de setembro, promovida pela Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), órgão da secretaria de estado da Cultura.

Em Pinheiro a exposição será montada no Centro de Ensino Professor Ruben Almeida, no período de 19(segunda) a 23 (sexta), numa ação que faz parte do projeto "Literatura Maranhense na Escola" desenvolvido pela escola pinheirense. Na cidade de São Bento, a atividade acontecerá na Casa de Cultura de São Bento, de 26 a 30 de setembro.

Na cidade de São Bento a ação tem como parceiro o Viva Cidadão que desenvolve projetos do Centro de Fomento da Baixada Maranhense, especificamente do Centro de Fomento da Unidade do Viva Cidadão de São Bento, através do Núcleo de Desenvolvimento Cultural , que tem como objetivo incentivar e valorizar a cultura local.

A Exposição Itinerante Josué Montello participará do projeto levando a literatura e cultura maranhense através da vida e obra do escritor Josué Montello para a população de São Bento.

A mostra que retrata momentos da vida literária e profissional do escritor através de 48 painéis com fotografias, recortes de jornais, correspondências e artigos, conta ainda com 150 livros entre obras do próprio autor e de outros escritores maranhenses, 10 banners e um vídeo documentário, acervo fotográfico e literário, será acrescida de 8 painéis sobre as obras d o escritor imortal que estão completando décadas de suas publicações: Janelas Fechadas (70 anos), Cais da Sagração (40 anos) e Largo do Desterro (30 anos). A programação inclui ainda palestras sobre a trajetória literária do escritor e temas dos romances e das ações desenvolvidas pela Casa de Cultura Josué Montello.

No ano de 2011 os municípios maranhenses de Coelho Neto, Dom Pedro, Buriti de Inácia Vaz e Alcântara receberam a Exposição, com um público total de mais de 5.000 visitantes. A caravana da Josué Montello, estará na cidade de Timon, no período de 6 a 8 de outubro e em São Luís, o Centro de Ensino Médio Almirante Tamandaré, de 5 a 7 de dezembro. Prefeituras municipais, escolas e instituições interessadas na montagem da Exposição Josué Montello podem fazer agendamento na Casa de Cultura, pelo telefone 3218-9945, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Texto: Mario Ferreira (Ascom.Secma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...