UPA DE IMPERATRIZ - Ainda não desta vez

A governadora Roseana Sarney e o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, dão prosseguimento, ao longo desta semana, à agenda de inauguração de obras do Programa Saúde é Vida, na capital e no interior do Maranhão. De segunda (12) a sexta-feira (16), serão entregues à população a nova sede da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme); o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), referência em hipertensão e diabetes; o Hospital de Morros e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coroatá. Todos esses investimentos vão garantir ainda mais qualidade e resolutividade à assistência prestada na rede estadual de saúde.

Para garantir mais conforto e comodidade aos pacientes que procuram o serviço, serão inauguradas na segunda (12), às 9h, as novas instalações da Feme. O novo prédio tem localização estratégica para facilitar o acesso à Farmácia: está situado ao lado do Viva Cidadão e em frente ao Terminal da Integração da Praia Grande.

Com rampas de acesso, um elevador para fazer o transporte entre os dois andares e banheiros adaptados, o prédio garante acessibilidade aos portadores de deficiências. O espaço maior, climatizado e informatizado possibilitará melhor organização dos serviços e a implantação do programa de humanização no local, qualificando o atendimento de milhares de pessoas portadoras de doenças graves e que necessitam de medicamentos caros.

Serviços especializados

Também São Luís, onde se concentra uma população superior a um milhão de habitantes, a assistência à saúde ganhará o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), onde funcionava o antigo Hospital Riod, no Bairro de Fátima. O centro servirá de referência em atenção secundária para os pacientes acometidos por complicações decorrentes de diabetes e hipertensão. Essas duas doenças juntas são causadoras de grande parte dos infartos do miocárdio, AVC, insuficiência renal, entre outros. “Vamos inaugurar um serviço especializado, de alta qualidade, para atender as pessoas que têm dificuldades de controlar essas doenças”, destacou Ricardo Murad.    

Os usuários do SUS encontrarão no local todos os equipamentos e estrutura para fazer avaliações cardiológicas, neurológicas e vascular-periféricas. Além do suporte em outras áreas, entre elas oftalmologia, odontologia, nutrição, pneumologia, reumatologia e ginecologia. A inauguração do Cemesp acontecerá na terça-feira (13), às 16h.

Hospital e UPA

Na Região dos Lençóis Maranhenses, foram construídos hospitais estaduais de 20 leitos para dar suporte ao mega projeto turístico do governo estadual para a chamada Rota das Emoções. O de Paulino Neves foi inaugurado dia 30 de agosto e o de Morros entrará em operação na quinta-feira (15). Construídos em área de 1.342 metros quadrados, esses hospitais funcionarão com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, internações em clínica médica e pediátrica, serviços de apoio e diagnóstico (laboratório e raio-X).

Construída com recursos dos governos federal e estadual, a UPA de Coroatá, cuja inauguração está marcada para as 9h da sexta-feira (16), tem as mesmas características das unidades do Itaqui-Bacanga e do Parque Vitória, que já estão em pleno funcionamento na Ilha de São Luís, atendendo milhares de pessoas.

Oferecendo atendimento de urgência e emergência em pediatria e clínica geral, a UPA de Coroatá funcionará 24 horas por dia realizando, também, exames laboratoriais e eletrocardiograma. Ali, por classificação de risco, serão atendidos desde casos de hipertensão, dores e febre até infartos e acidente vascular cerebral (AVC). Depois de estabilizados, os que necessitarem de intervenção cirúrgica ou internação serão encaminhados para as unidades de referência.

“É mais uma etapa desse grandioso programa de investimentos jamais visto na saúde pública do Maranhão. Nosso objetivo é transformar a assistência prestada aos pacientes do Sistema Único de Saúde em nosso estado, com alta qualidade de estrutura física, de equipamentos e de profissionais”, assinalou Ricardo Murad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...