Copa Brasil de Kart


Os secretários Luís Fernando Silva (Casa Civil) e Hildo Rocha (Assuntos Políticos), representaram a governadora Roseana Sarney na 13ª edição da Copa Brasil de Kart, realizada neste sábado (15), no Kartódromo de Imperatriz.  O evento reuniu os principais competidores da modalidade, distribuídos em 12 categorias, cerca de 100 pilotos – sendo sete deles campeões brasileiros.

Acompanharam os secretários estaduais durante o evento, os prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Clayton Pinteiro; presidente da Federação de Automobilismo do Maranhão, Giovanni Guerra; deputado federal, Chiquinho Escórcio; deputados estaduais, Léo Cunha e Antonio de Pádua; diretor geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Adhemar Freitas e o coordenador regional em Imperatriz da secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sedel), Giorvane de Pinho.

“Este evento é o resgate da cidade de Imperatriz e do Maranhão no cenário nacional para as competições de grande porte do automobilismo. Estamos observando o kartódromo lotado, numa grande festa, uma demonstração que o esporte celebra a união de todos e ficamos muito felizes com essa iniciativa”, disse o secretário Luis Fernando Silva.

O secretário-chefe da Casa Civil lembrou que os kartistas imperatrizenses fizeram o pleito à governadora Roseana Sarney para melhorias na infraestrutura do kartódromo local e o Governo do Maranhão atendeu esse pedido, inserindo a cidade no calendário nacional dos eventos automobilísticos.

“Esta foi uma parceria de sucesso entre o Governo do Estado, a CBA [Confederação Brasileira de Automobilismo] e a Faem [Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão], com objetivo de promover o esporte regional e o Maranhão, e a governadora Roseana deu um forte apoio para que a cidade de Imperatriz promovesse este espetáculo”, finalizou.

O secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, destacou que esse investimento no kartódromo é uma demonstração clara do incentivo que o Governo do Estado vem dando ao esporte maranhense, em especial ao de Imperatriz, cidade onde estão sendo realizadas várias obras em benefício da população. “O governo está investindo não só no esporte, mas em várias áreas em Imperatriz e com certeza mais investimentos serão realizados”, pontuou Hildo Rocha.

A Copa Brasil de Kart 2011 teve Imperatriz como sede graças aos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão em obras de recapeamento asfáltico de pista e melhorias nas áreas de escape e sinalização do kartódromo. Foram recapeados 1.080 metros de pista e reconstruídas todas as zebras, seguindo o padrão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Além de melhores condições de dirigibilidade, o local ganhou uma grande infraestrutura com 28 boxes e 15 tendas para a realização dos trabalhos dos mecânicos nos carros.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, elogiou a iniciativa da governadora Roseana Sarney em promover melhorias na infraestrutura do kartódromo local, possibilitando a realização da prova nacional. “A governadora está de parabéns por apoiar esta idéia, colocando Imperatriz de uma forma muito positiva na mídia nacional. A cidade está animada, os hotéis todos lotados, a economia está em movimento e o que é melhor, uma grande participação popular”, disse.

Imperatriz no cenário nacional

Para o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Clayton Pinteiro, o Maranhão entra definitivamente na rota do kartismo brasileiro, porque além de sediar a competição, a cidade de Imperatriz ofereceu ótima infraestrutura no kartódromo, condições de hospedagem e alimentação, além da receptiva acolhida da população local.

Clayton Pinteiro fez diversos elogios à promoção da Copa Brasil de Kart no Maranhão e destacou o apoio do Governo do Estado. “O sonho de qualquer cidade é receber um evento deste porte do automobilismo nacional e o governo teve esta sensibilidade em apoiar a iniciativa. Além da geração de emprego e renda, a Copa de Kart proporciona este espetáculo, que atrai gente de todos os lugares e deixa a cidade movimentada”, ressaltou o presidente da CBA, que aproveitou para agradecer: “em nome dos 12.538 pilotos do Brasil, meu muito obrigado”.   

O presidente da Federação de Automobilismo do Maranhão, Giovanni Guerra, destacou os efeitos positivos da realização da Copa Brasil de Kart para Imperatriz. “Só hoje temos cerca de 3 milhões de reais circulando na economia regional graças a esta promoção que atraiu participantes de todo o pais, dinheiro gerado com hospedagem, alimentação, combustíveis, peças, etc.

Guerra assinalou também o processo de melhorias realizado pelo Governo do Estado no kartódromo local. “Esse investimento é um presente para Imperatriz, porque ou nós asfaltávamos essa pista ou não teríamos essa prova aqui em nossa cidade, perdendo uma grande oportunidade em sediar mais um grande evento do automobilismo. Então queremos agradecer a governadora Roseana por este gesto de carinho para com a população de Imperatriz”, ressaltou.

Karts na pista

A Copa Brasil de Kart foi realizada em duas baterias, neste sábado (15), nas categorias Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Mirim e a Graduados, que é a principal da prova.

Depois da largada, a graduados foi bastante disputada e marcada por uma competição acirrada entre os pilotos, que apesar do sol forte, marcaram ritmo intenso na pista e cada competidor utilizou a melhor estratégia para sair vitorioso da pista.

No final, o grande vencedor foi o piloto Rafael Suzuki, seguido de Jonathan Louis (2º), Gabriel Casagrande (3º), Yago Cesário (4º) e André Pedralli (5º).

O piloto paulista Rafael Suzuki, atual campeão brasileiro da categoria Graduados com passagem pela Fórmula III, representou o Maranhão, uma consideração dele ao estado onde moram seus avós e seu pai mantém negócios. Na prova deste sábado (15) repetiu o feito e sagrou - se bi -campeão da categoria.

 “Representar o Maranhão é como ganhar em casa. Todas as vezes que vim aqui fui bem recebido, não tinha lugar melhor para vencer”, afirmou Suzuki.

Texto; Marcelo Júnior
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...