A MARATONA DE DUTRA


Com um boneco gigante, microfone nas mãos e embalado pelo “Melô do Futi” – a música mais cantada nas campanhas-, o deputado federal Domingos Dutra  completou esta semana cerca de 300 quilômetros de caminhada em 67 cidades do Maranhão, fazendo balanço do mandato, apresentado as novas propostas para reeleição à Câmara Federal, bem como denunciando a falta de governo no Maranhão.

“Em 2010 andei 482 kilomentos em 82 municípios. Este ano vou percorrer na unha mais de 500 km. Só assim posso enfrentar os abusos do poder econômico, me reelegendo gastando muito pouco”, declarou o deputado, ao fazer um balanço desse primeiro mês de campanha.

POBREZA E FARTURA

Nas caminhadas, o deputado Dutra tem se deparado com um estado onde reina a pobreza e o descaso. “Apesar da gente conhecer tudo isso, nos deparamos com situações ainda piores, como esgotos a céu aberto e falta d´água  em todas as cidades, a insegurança reinando em função do número pequeno de policiais nos municípios. E, por outro lado uma farta riqueza natural de  água, principalmente na Baixada Maranhense, terras férteis, riquezas extrativistas como os babaçuais – mas não aproveitados”.

- Nos deparamos também com pessoas fazendo roça no toco (no machado, na foice e cavador); as quebradeiras de coco usando machado e macete, passando o dia no cocal para comprar 1kg de carne, e muitos jovens fugindo do Maranhão, principalmente de Timbiras, Lago da Pedra e Presidente Dutra, indo cortar cana em São Paulo, catar feijão em Minas Gerais ou  sendo trabalhador escravo na matas do Amazonas -, lamentou Domingos Dutra, frisando que “apesar de todas essa pobreza, vimos uma esperança muito grande na vitória de Flávio Dino”.



PRESTAÇÃO DE CONTAS

Nas suas andanças e nas reuniões com lideranças e trabalhadores o deputado Domingos Dutra tem destacado, dentre os seus feitos no Congresso Nacional, a liberação de mais de R$ 90 milhões (através de Emendas Parlamentares Individuais), beneficiando cerca de 70 municípios maranhenses.

Esses recursos, segundo o deputado, foram destinados à aquisição de patrulhas agrícolas, modernização e expansão de Campus Universitários, melhoria e equipamento do Hospital Aldenora Belo e do Hospital da Rede Sarah, Instituto Federal de Educação e de Agências do INSS, dentre outros.

ATUAÇÃO DESTACADA

“Nesses três anos e meio de mandato, nós também ajudamos a aprovar a Lei 12.009/2009, que legalizou a profissão de 6 milhões de mototaxistas, motofretes, motoboys e motogás, e fui um dos autores da lei que legalizou a atividade dos profissionais do ramo de beleza”, lembra Domingos Dutra - que também foi o relator do projeto de piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Endemias.

O parlamentar, que usou a tribuna da Câmara Federal por mais de 1.200 vezes e apresentou 40 Projetos de Lei, em tramitação naquela Casa – segundo dados do próprio Congresso Nacional -, foi considerado um dos 10 mais atuantes. Também, presidiu a Comissão de Diretos Humanos, e atualmente preside a Frente Parlamentar de Erradicação do Trabalho Escravo – que resultou na aprovação da Emenda Constitucional nº 81

PROPOSTAS PARA NOVO MANDATO

Dentre as suas propostas para novo mandato na Câmara Federal, o deputado Domingos Dutra destaca, em âmbito nacional, a Reforma Política - com o fim do voto obrigatório; fim da suplência de senador e limite de 70 anos para ser candidato; e unificação das eleições, com mandato de cinco anos para todos os cargos, e sem reeleição.

Em termo de Maranhão, ele afirma que vai continuar lutando pela aprovação do projeto que beneficia as quebradeiras de coco – deste e de outros estados do País; se engajar na Metropolitana da Região de São Luís e na implantação de Regiões Metropolitanas de granes cidades do estado – como Pedreiras (na Região do Mearim) e Imperatriz – incluindo as cidades de João Lisboa, Edison Lobão e Davinópolis (na Região Tocantina).

“Estamos engajados em eleger Flávio Dino governo do Maranhão e com ele vamos lutar, ainda, para seja garantido 01 Salário Mínimo aos agentes de saúde e de endemias e defender as reivindicações dos mototaxistas, motoboys, motofretes e motogás do nosso Estado, como fizemos em nível nacional com essas categorias”, completou o parlamentar. [Assessoria]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Weverton Rocha comanda encontro do PDT em Imperatriz

Weverton Rocha (ao centro de camisa preta) com um grupo de vereadores de Imperatriz Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Wev...